Topo

França cria réplica gigantesca de caverna pré-histórica

Pinturas rupestres na França - BBC
Pinturas rupestres na França Imagem: BBC

27/04/2015 10h39

Especialistas querem promover local e ao mesmo tempo manter caverna original fechada ao público para proteger arte rupestre criada há 35 mil anos.

A França construiu uma réplica de caverna do tamanho de um estádio para exibir ao público pinturas pré-históricas – feitas há 35 mil anos. O complexo, que reproduz a caverna Chauvet, custou 55 milhões de euros.
 
O esforço é uma tentativa de mostrar a arte paleolítica à população sem danificar as pinturas originais. Isso porque, segundo especialistas, a presença de milhares de visitantes poderia alterar a temperatura da caverna e deteriorar as pinturas.
 
A caverna Chauvet original fica no desfiladeiro de Ardeche, no sul da França. Ela é considerada um dos sítios arqueológicos mais importantes do planeta. Uma equipe do programa Newsnight, da BBC, foi autorizada pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França a visitar a caverna original.
 
O local é uma espécie de "cápsula do tempo", pois, antes de ser descoberta em 1994, seus últimos visitantes foram nossos ancestrais do período paleolítico. Isso porque um deslizamento de rochas fechou a entrada do complexo de cavernas por mais de 20 mil anos.
 
O local foi descoberto por três exploradores: Eliette Brunel-Deschamps, Christian Hillaire and Jean-Marie Chauvet. As paredes da caverna são cobertas por centenas de figuras de arte rupestre. A maioria das pinturas representa rinocerontes, mamutes, leões e ursos – além, de cavalos, bisões e cabras. Elas foram feitas por homens das cavernas do período glacial.
 
As figuras foram pintadas com carvão e ocre, um tipo de terra vermelha, ou gravadas na pedra. Elas foram feitas com técnicas de sombreamento e aproveitando o relevo da superfície da caverna.
 
"Elas são muito sofisticadas", diz Marie Bardisa, a curadora da caverna Chauvet, que também é conhecida como Caverna Decorada de Pont d’Arc. "Eles usaram as saliências da pedra para criar formas e sombras e expressar muitas coisas. Mais de 400 animais foram pintados aqui e ainda há coisas para descobrir", afirmou ela.
 
A caverna foi imediatamente fechada para a visitação pública logo após ser descoberta. Segundo Bardisa, a presença de visitantes pode fazer a temperatura da caverna subir rapidamente e causar alterações nas pinturas. "Não queremos correr esse risco", disse ela.
 
A decisão foi tomada devido a uma experiência considerada ruim com a caverna de Lascaux, descoberta em 1940. O local, também repleto de figuras rupestres, ficou aberto por cerca de 20 anos para a visitação pública. Mas bolores e bactérias começaram a deteriorar visivelmente as pinturas e o local foi fechado.
 
Cientistas tentam até hoje restaurar os danos, mas eles não têm certeza de que a recuperação será possível.
 
Modelos 3D
A réplica da caverna Chauvet fica apenas a alguns quilômetros da original, em uma montanha coberta por uma floresta de pinheiros.
Especialistas levaram oito anos para construir o complexo, que inclui modelos em 3D e imagens digitais usadas para recriar as pinturas originais.
Alguns dos espaços mais importantes da caverna original foram reproduzidos em tamanho natural.
 
Para que as pinturas ficassem iguais às originais, imagens digitais foram projetadas sobre telas que imitam a superfície da caverna, para orientar o trabalho dos artistas.
 
A réplica da caverna é uma estrutura de metal coberta com concreto – para representar a superfície calcária. As estalactites foram feitas com resina. Até a temperatura tenta reproduzir a original.
 
"O processo é muito complexo, você tem que respeitar o original. Estamos usando ilusões para recriar composições originais", disse Gilles Tosello, que trabalhou na reprodução das pinturas.
 
Segundo Jean Clottes, especialista em arte paleolítica, criar réplicas é a melhor forma de contar às "massas modernas" a história de seus ancestrais. "Eles não eram pessoas primitivas, eram pessoas como nós. Humanos modernos datam de 200 mil anos ao menos, então 35 mil anos atrás não é assim tão distante", disse.
 
Ele disse acreditar que a caverna era um lugar espiritual para esses homens, que se dedicavam a caçar e a coletar alimentos. As imagens de animais da Era Glacial eram associadas a rituais e magias.
 
"(Essas pessoas) tinham vidas curtas que eram bem diferentes das nossas, mas a partir de sua arte podemos ver como eram inteligentes e que tinham grandes artistas e religião. Eles estão próximos de nós", disse.