Topo

Salvador reúne desde sincretismo religioso até futebol na ladeira; conheça

Reprodução/BBC
Imagem: Reprodução/BBC

06/06/2014 13h12

Primeira capital brasileira, Salvador foi o principal porto de entrada de escravos vindos de todas as partes da África, que trouxeram com eles crenças religiosas e práticas de resistência que persistem até hoje.

O sincretismo religioso é uma das heranças mais marcantes da época do Brasil colônia. Para se proteger, escravos escondiam suas crenças e ritos, e muitos fingiam ser católicos.

Mas apesar de crenças cristãs e ritos de origem africana conviverem hoje de forma pacífica, alguns ainda veem esse sincretismo religioso de forma crítica. Para Mãe Stella de Oxóssi, essa prática só foi válida no início. "O nosso trabalho é para que o povo acorde para isso, veja que não há mais necessidade de tomar o símbolo do outro como empréstimo para citar o nosso. Isso fica até deprimente e não agrada nenhum dos dois."

A reportagem, apresentada por Silvia Salek, é parte da série Soccer Cities, produzida pelo Serviço Mundial da BBC para mostrar alguns dos destaques de 6 das 12 cidades-sede da Copa do Mundo.