Topo

Florença, na Italia, proíbe turistas de comerem em calçadas

Florença, na Itália - Luca Aless/Creative Commons
Florença, na Itália Imagem: Luca Aless/Creative Commons

06/09/2018 11h10

Tentando conscientizar turistas para que tenham bons comportamentos, Florença, na Itália, passará a multar quem comer algum alimento nas calçadas das quatro tradicionais ruas da cidade, anunciou nesta segunda-feira (3) o prefeito Dario Nardella.   

A medida começou a valer hoje (4) e está prevista para continuar ativa até o dia 6 de janeiro de 2019. As ruas afetadas pela nova regra são: via dei Neri, Piazzale degli Uffizi, Piazza del Grano e via della Ninna.    

Veja também


Caso alguém seja flagrado pelas autoridades comendo em calçadas, portas de casas e comércios destas vias, entre 12 e 15 horas, ou entre às 18 e 22 horas, será multado em 150 a 500 euros.

De acordo com o texto da nova lei, muitas pessoas "começaram a parar do lado de fora" dos estabelecimentos e a "consumir alimentos, invadindo, em particular, as calçadas, bem como os limiares de lojas e casas". O texto da legislação ainda menciona uma briga, no dia 20 de agosto, entre turistas e um lojista.

Em maio, Florença relançou a campanha "EnjoyRespectFirenze", a qual proíbe comer ou descansar nas estruturas e escadas de igrejas e monumentos.

Ao lado de Milão, Roma e Veneza, Florença é uma das cidades mais visitadas da Itália, chegando a receber mais de 10 milhões de pessoas por ano.