Topo

Itália reformará trem histórico para turismo de luxo

De Milão

19/08/2016 12h36

A Itália começou a restaurar na última quinta-feira (18) o último exemplar do histórico trem elétrico ETR300, mais conhecido como "Settebello", para usá-lo em viagens turísticas de luxo.   

Projetada pela empresa Breda no início dos anos 1950, a composição circulou pelos trilhos do país entre 1952 e 1992 e foi uma das estrelas da Ferrovie dello Stato (FS), estatal que administra os ramais ferroviários italianos.   

O comboio estava parado havia anos em Falconara Marittima, na costa leste do país, e foi rebocado por uma motriz até Voghera, 400 km ao norte, onde fica a oficina de manutenção da Trenitalia, principal companhia italiana de transporte sobre trilhos.   

Os sete vagões do "Settebello" (por isso o nome) serão reformados para recuperar seus esplendor original, em um projeto avaliado em 8 milhões de euros e financiado por meio de patrocínios privados e fundos europeus. Quando estiver pronto, o trem será usado em viagens turísticas de luxo.   

Podendo chegar a 180 km/h, a famosa composição foi um símbolo do boom econômico e do estilo de vida de uma Itália que deixava para trás as misérias da Segunda Guerra Mundial. Nos anos 1950, costumava fazer o trajeto Milão-Bolonha-Roma.