Topo

Aeroporto italiano recebe mostra sobre Leonardo Da Vinci

Autorretrato de Leonardo da Vinci, que ganha exposição em aeroporto italiano - Wikimedia Commons
Autorretrato de Leonardo da Vinci, que ganha exposição em aeroporto italiano Imagem: Wikimedia Commons

De Bari, na Itália

03/05/2016 12h29

Esperar um voo vai ficar mais divertido e educativo no Aeroporto Karol Wojtyla, localizado na cidade italiana de Bari. O motivo é que, na segunda-feira (2), o administrador único dos aeroportos da região da Púglia, Giuseppe Acierno, confirmou que o local irá receber até o dia 30 de setembro uma completa exposição sobre o gênio Leonardo Da Vinci.   

A mostra "Il Volo: Dalle Ali di Leonardo a Oggi (1480 - 2016)" ("O Voo: Das Asas de Leonardo até Agora") se desenvolve em uma ampla área do segundo andar do terminal de passageiros.   

Patrocinada e apoiada pelo governo da Púglia, a exposição reúne desenhos e mais de 40 fiéis reconstruções das máquinas de Leonardo, todas interativas e em funcionamento e, que séculos depois, iriam dar ideias para modelos e projetos dos aviões modernos.   

Até setembro será possível, portanto, observar o Ornitóptero Vertical, célebre invenção de Da Vinci que consistia em um equipamento com asas acopladas nos braços e que em tese deveria voar, o famoso planador do italiano e um projeto de um aeroporto supersônico.   

"Com essa mostra colocaremos tanta beleza à disposição dos vários turistas que passarão pelas nossas escadas e também para a comunidade local", afirmou Acierno.   

A exposição, de curadoria da italiana Cristiana Martina, arquiteta associada da organização "Il Genio di Leonardo" de Florença, se destina para todos os tipos de pessoas: dos amantes de aviões às crianças. Por isso, em maio, junho e setembro estão previstas visitas em grupo de estudantes.