Topo

Conheça cinco dos rios mais bonitos do planeta

Homem toca trompete à margem do rio Yangtze, em Zigui County, no centro da província de Hubei - Zheng Jiayu/Xinhua
Homem toca trompete à margem do rio Yangtze, em Zigui County, no centro da província de Hubei Imagem: Zheng Jiayu/Xinhua

De Roma

04/11/2015 12h44

De águas doces ou salgadas, navegáveis ou não, seja contornados por vegetações densas ou mais escassas, largos ou estreitos: alguns rios são a principal parte de paisagens de vários países, seja na Colômbia ou na Eslovênia.

Um deles é o Yangtzé, o maior rio da Ásia. Localizado na parte leste da China, o "rio azul", como é mais conhecido, tem cerca de 6,4 mil quilômetros. Nasce das geleiras de Qinghai e termina seu curso em Xangai, passando por regiões férteis e de grande importância cultural. Navegar por ele é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de se descobrir maravilhosas vistas de boa parte da nação asiática.

A Colômbia também conta com um belíssimo rio, o Caño Cristales, chamado de "Liquid Rainbow"  - Reprodução/BBC/Eric Moh - Reprodução/BBC/Eric Moh
O Caño Cristales é chamado de "Liquid Rainbow"
Imagem: Reprodução/BBC/Eric Moh

A Colômbia também conta com um belíssimo rio, o Caño Cristales. Chamado de "Liquid Rainbow" ("Arco-íris Líquido", em português), o rio conta com uma imensidão de cores, principalmente o amarelo e o vermelho, que são conseguidas devido a algas que se encontram em seu leito. Nasce em Serranía de la Macarena, na província de Meta, e possui várias cascatas e fossas, que o torna mais incrível ainda.  

Com sua coloração esmeralda, o Rio Soca também corre pela Itália - Getty Images - Getty Images
Com sua coloração esmeralda, o Rio Soca também corre pela Itália
Imagem: Getty Images

Já na Eslovênia se encontra o Soca, um dos rios mais impressionantes da Europa. Com sua coloração esmeralda, o rio, que também corre pela Itália, é dono de paisagens mágicas, como a Emerald Bay (Baía Esmeralda, em português). Entre bosques, montanhas e desfiladeiros, seus 138 km foram escolhidos como cenário para os filmes da saga "As Crônicas de Nárnia".  

O lendário rio Mekong, que corta boa parte do Sudeste Asiático, é cenário para cruzeiros da empresa AmaWaterways no começo de 2015 - Getty Images - Getty Images
O lendário rio Mekong corta boa parte do Sudeste Asiático
Imagem: Getty Images

O Mekong, localizado entre China, Vietnã, Laos, Tailândia, Mianmar e Camboja, é o mais longo e importante rio da Indochina. Com inúmeras cascatas e cachoeiras, tem uma difícil navegação, mas possui grande importância para a sobrevivência de milhares de pessoas que residem próximas das margens. O rio nasce na reserva natural de Sanjiangyuan, na China, e sua parte mais bonita é entre o Camboja e o Vietnã, quando fica cercado por templos.

Delta do Okavango, Botsuana - Into the Okavango 2015/Divulgação - Into the Okavango 2015/Divulgação
O Okavango corre por um gigantesco território
Imagem: Into the Okavango 2015/Divulgação

Já o belo rio Okavango nasce em Angola e passa pela Namíbia. Diferentemente de outros rios do planeta, o Okavango não deságua no mar ou em outro rio, mas sim em uma parte do deserto do Kalahari, em Botsuana, que é transformada em um grande e verde oásis.