Topo

Agência de turismo italiana investe em pacotes no Marrocos

Deserto do Saara - Getty Images
Deserto do Saara Imagem: Getty Images

De Roma

24/09/2015 12h06

Atravessar o Marrocos através das dunas do deserto do Saara, das montanhas do Alto Atlas e dos desfiladeiros do rio Drá, dormindo em acampamentos de berberes sob um céu estrelado e seguindo uma vida nômade, pode ser uma experiência inesquecível.   

Por isso, a Compagnia dei Cammini, associação sem fins lucrativos italiana voltada ao turismo, irá oferecer na próxima temporada primavera/verão alguns itinerários inéditos de trekking no país árabe. Acompanhados do guia local Said, que vive há anos com os nômades do deserto, os visitantes poderão aprender a cultura e os costumes de grupos andarilhos.   

Os trajetos programados permitirão que os turistas descubram o Marrocos mais verdadeiro, percorrendo os caminhos realizados por caravanas nômades, como o sul do país, a montanha Tizi n'Tichka, oásis e os vilarejos nos limites do deserto, cujas dunas são protagonistas junto com a cordialidade dos povos que habitam essas regiões.   

O primeiro itinerário proposto é um "Bivoque [acampamento a céu aberto] nômade do deserto do Saara". Este percurso, que vai de 27 de setembro a 4 de outubro, irá ao sul do Marrocos cruzando as montanhas do Alto Atlas através do Tizi n'Tichka. A viagem também chegará ao rio Drá, o maior e mais importante do país. A caravana passará as noites no acampamento de Erg Bounou, de onde partirá a cada dia para uma nova exploração dos arredores.   

Já o "No deserto do Saara: dunas, palmeiras e inscrições rupestres" será um percurso destinado a desbravar o deserto e seus tesouros arqueológicos e antigos fósseis. Durante os dias 31 de outubro a 8 de novembro, melhor mês para esse tipo de excursão, o trajeto mostrará um caminho de 15 quilômetros entre uma série de pequenas colinas em pleno Saara e que esconde peças do período Neolítico.   

Outro itinerário acontece no fim do ano, entre 26 de dezembro e 6 de janeiro. O "Ano novo no Saara com caravanas berberes" é o tour de maior duração e permitirá que os turistas possam começar um novo ano imersos no fascínio das dunas e dos povos nômades, viajando nas costas de dromedários e dominando as tradições locais. Este é um trajeto para admirar a floresta de tamariscos, planta nativa de áreas da Ásia e da África e resistente à falta d'água e à força do vento.