Topo

Por 'desnudas', NY pode reabrir Times Square para carros

Mulheres de topless assediam turistas em Times Square, em Nova York - Julie Jacobson/AP
Mulheres de topless assediam turistas em Times Square, em Nova York Imagem: Julie Jacobson/AP

Em Nova York (EUA)

24/08/2015 18h57

A Times Square, um dos pontos mais famosos de Nova York, pode deixar de ser uma via apenas para pedestres. Na quinta-feira passada, dia 20, o prefeito da cidade, Bill de Blasio, anunciou que considera a ideia de reabrir o espaço para o trânsito de carros, motos e ônibus.

A medida pode ser resultado da força-tarefa convocada pelo chefe municipal para encontrar uma forma legal de impedir a atuação das "Desnudas da Times Square", jovens de topless que tiram fotos com turistas na região, e de outros artistas de rua.

"Todas as opções têm prós e contras. As áreas para pedestres tiveram um impacto positivo, mas também criaram uma montanha de problemas. Então nós vamos dar uma boa olhada nisso", explicou.

A ideia de reabrir o trânsito na Times Square surgiu do chefe de polícia de Nova York, Bill Bratton, que a contou pela primeira vez durante uma entrevista à emissora de rádio norte-americana "1010 Wings".

Nela, ele diz que "preferia enfrentar o problema pela raiz, deixando tudo como era antes". Para Bratton, restabelecer o tráfego de veículos na via "iria eliminar a área onde as pessoas se reúnem" e extinguir a atividade de fantasiados e peladas que "extorquem" dinheiro dos turistas.

População dividida
A notícia gerou vários comentários, dividindo a população da cidade. Para vários representantes de ONGs, a medida seria um grande retrocesso em relação à mobilidade urbana e o comércio seria prejudicado, já que o local é uma atração turística principalmente por ser reservado a pedestres.

Já para outras pessoas, a volta dos carros aliviaria o trânsito na região, que para motoristas e taxistas é terrível, e ainda a livraria de artistas "inapropriados" e que se expõem demais para as famílias.

Desde 2009 - durante o governo do então prefeito da cidade, Michael Bloomberg - a Times Square é ocupada de cadeiras, mesas de piquenique e outros espaços proibidos para automóveis.