Topo

Com vitrais e peças raras, Museu do Vidro reabre em Murano, na Itália

Acervo do Museu do Vidro, em Murano, na Itália - Divulgação
Acervo do Museu do Vidro, em Murano, na Itália Imagem: Divulgação

23/01/2015 14h46

O Museu do Vidro da cidade italiana de Murano reabrirá as suas portas no dia 9 de fevereiro e oferecerá aos visitantes um passeio pelos diversos estilos e épocas da arte em vidro. O edifício, um dos doze estabelecimentos da Fundação dos Museus Civis de Veneza, é talvez o único que conte esta história desde de suas origens.  

O prédio tem coleções de peças raras e únicas como vitrais romanos, dos séculos 1 a 3 D.C, obras do renascimento, arte do século 20 e contemporânea. Além das peças já tradicionais do museu, a partir do dia 9 será possível conhecer algumas das coleções que estavam guardadas nos depósitos. Além disso, uma exposição inédita de pérolas de venezianas demonstra, em 50 obras, a evolução desse tipo de trabalho através do tempo.

Outra novidade é que, por estar localizado em uma região onde objetos em vidro artístico ainda são largamente produzidos, o museu assumiu uma visão "laboratorial". Por isso, uma antiga fábrica de vidro na propriedade que, entre 1940 e 1970 trabalhou com cerca de 3.000 funcionários, foi reformada e receberá exposições sobre o tema.  

As inovações foram financiadas pelo Fundo de Desenvolvimento da União Europeia e da região de Vêneto, com ajuda da Comuna de Veneza. 

Mais informações: museovetro.visitmuve.it/en/home/