Topo

Itália tem roteiro com castelos mal-assombrados para celebrar o Dia Das Bruxas

A cidade de Bérgamo será palco de um jantar e uma caça a fantasmas  - Eduardo Vessoni/UOL
A cidade de Bérgamo será palco de um jantar e uma caça a fantasmas Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

31/10/2014 13h05

Durante as comemorações do Dia das Bruxas, celebrado hoje (31), a Itália tem um roteiro com visitas a castelos, mosteiros e casarões históricos do país e conhecidos por suas histórias assombrosas.  

A viagem pode começar na região do Piemonte, no castelo da Rotta, localizado a 10 km de Moncalieri. Atualmente abandonada, a construção do século 14 já teve muitos proprietários. Ele já pertenceu aos Templários, aos Cavaleiros de Malta e a família Savoia.

O castelo foi palco de muitas batalhas, prisões e de um amor infeliz e trágico, que resultou na morte bárbara de uma mulher. Ele tem fama de ser o local mais infestado de fantasmas da Itália devido a barulhos vindos de lá, e da suposta presença  das almas penadas de um nobre suicida, de um monge morto durante uma batalha, de uma idosa acusada de matar uma criança e de um cavaleiro armado com sede de vingança.  

Na mesma localidade é possível visitar o castelo Rivarolo Canavese, conhecido como Malagá. Há uma lenda que fala sobre o fantasma de uma jovem mulher, morta no local a pedido do marido. Assustado pela assombração da esposa e consumido pelo remorso, ele se matou também no castelo. Dizem que à noite é possível ouvir gritos, barulhos e passos no Rivarolo Canavese. Já durante o dia dá para conhecer a silenciosa biblioteca do local.

Na região do Vale de Aosta está uma das construções mais belas da Itália, o castelo Fenis, famoso por sua arquitetura cenográfica com uma muralha dupla que cerca o prédio principal e várias torres. Ele é aberto ao público, que pode visitar a capela e os cômodos elegantes do primeiro andar.  Já o segundo, que servia de dormitório para servos e soldados, não está aberto ao público. É justamente de lá que surgem barulhos estranhos.

Emparedada viva
A Ligúria, no norte da Itália, tem muitos castelos ligados a histórias trágicas e lendas assustadoras. No castelo medieval de Malaspina de Fosdinovo, perto da cidade de massa Carrara, dizem ser possível se deparar com o fantasma de Maria Bianca Malaspina, uma jovem dama albina que vaga pela construção. Conta a lenda, que a moça teria sido emparedada viva nos muros do local porque era considerada possuída por ser albina.  

A região da Toscana também oferece muitas histórias e lendas relacionadas aos diversos castelos espalhados por suas cidades medievais. O de Strozzavolpe, em Poggibonsi, na província de Siena, construído em 1154, é um deles.

É possível também conhecer castelos assombrados em Viterbo, na região do Lazio, ou em Nápoles, na região da Campânia no sul da Itália. As seculares mansões da região do Vêneto também são palco de histórias aterrorizantes e podem ser visitadas nesta época do ano.  

Em Voltri, fica a Ca' delle Anime, uma antiga taverna localizada em uma rua muito movimentada, onde circulavam comerciantes e peregrinos, que hoje é tema de histórias de terror. 

O mosteiro de Torba, na região da Lombardia, também é protagonista da muitas lendas. O belo castelo de Malpaga, na cidade de Bergamo, será palco de um jantar e de uma caça aos fantasmas.