Topo

Festival em Trentino, na Itália, resgata tradições do século 14

Vista do lago e da vila Canale di Tenno, em Trentino, na Itália - Trentino Sviluppo/Divulgação
Vista do lago e da vila Canale di Tenno, em Trentino, na Itália Imagem: Trentino Sviluppo/Divulgação

04/08/2014 18h23

O festival Rustico Medioevo, que celebra a cultura e as tradições culinárias do século 14, acontece no período de 9 a 17 de agosto, na vila de Canale di Tenno, em Trentino. O evento tem espetáculos de rua, recitais, concertos, dança e comidas que mostram como era a vida naquela época. Durante nove dias, coreografias, bandeiras e tochas enfeitam a vila, ao longo de uma estrada panorâmica que vai de Riva Del Garda até Ballino.

As apresentações de cada dia são anunciadas por contadores de histórias, bobos da corte e figurantes vestidos de acordo com os anos 1300. Durante o evento, restaurantes, quiosques e tavernas da vila de Canale di Tenno oferecem menu composto por polenta, salsicha, vinho e pratos típicos da região, como fasoi e peverà. Essa é a 28ª edição do festival Rustico Medioevo, que tem ainda torneios para escolher as sacadas e janelas floridas mais bonitas, as tortas mais atrativas para serem provadas e os melhores estandes de artes.

Canale di Tenno tem casas de madeira e pedra, com cercas e pergolados ornados por belas plantas. A vila fica próxima de Sant'Antonio, Calvola e Pastoedo. Todas elas próximas de Tenno, uma pequena vila abandonada após a 2ª Guerra Mundial e repovoada a partir dos anos 70 pelos habitantes da região, que vivem da cultura, artesanato e turismo.

A comunidade local é a gestora da Casa dos Artistas, ao lado dos habitantes de Riva e Arco. A instituição organiza mostras, seminários e cursos para estudantes de arte. Canoli di Tenno é sede da Associação Borghi, que preserva vilas e regiões italianas que estão fora do principal circuito turístico do país. A região atrai turistas também por suas belezas naturais. Um dos pontos mais visitados é o lago de Tenno, considerado um dos espelhos d'água mais limpos da Itália. A cascata Del Varone, que inspirou a obra "A Montanha Encantada", do escritor alemão Thomas Mann, também fica na região.