Topo

Na Itália, vilarejos são opção para fugir do tumulto e ir além do óbvio

Ponte feita de pedras e tijolos no canal Burano, repleto de casas coloridas - Getty Images
Ponte feita de pedras e tijolos no canal Burano, repleto de casas coloridas Imagem: Getty Images

01/08/2014 14h34

As férias de verão na Itália não são sinônimo apenas de praias lotadas e cidades turísticas abarrotadas. O país oferece também opções para quem quer tranquilidade e não abre mão de lugares lindos ou históricos.

A Itália é rica de maravilhas pouco conhecidas onde é possível remar um barquinho nas águas de um lago límpido de montanha, ou em uma cidade que transpira arte apesar de não estar no circuito turístico das cidades artísticas, como Florença por exemplo.  

No norte da Itália é possível aproveitar a pequena cidade de Braies, onde vivem seiscentas pessoas, no Vale Pusteria. Conhecido na época do Renascimento pelas suas águas termais, em tempos mais recentes deve sua fama ao lago localizado no vale -- um pequeno espelho de água cor de esmeralda que fica a 1,5 mil metros de altura na cadeia montanhosa Dolomiti.  

O local oferece passeios por trilhas bucólicas, passeios de barco a remo e as famílias podem aproveitar e fazer um piquenique nas áreas reservadas.  

Outra localidade que vale a pena conhecer é Torcello, uma das primeiras ilhas da laguna de Veneza a serem habitadas pelas populações que fugiam das invasões bárbaras. Quase desabitado, o destino oferece arquiteturas bizantinas, mas o que chama mais a atenção é o aspecto selvagem do lugar.  

A ilha pode ser alcançada depois de uma parada em Burano, outra ilha veneziana repleta de casinhas coloridas. O local foi considerado uma das 10 cidades mais coloridas do mundo.  

Para quem gosta de história e tradição pode conhecer vários locais interessantes no centro da Itália. Pietrasanta é uma cidade considerada um museu ao ar livre, onde artistas do mundo inteiro gostam de passar temporadas. O artista colombiano Fernando Botero mantém um ateliê na cidade, que hospeda diversas de esculturas e quatros deste artista e de muitos outros. 

Para quem quer voltar no tempo e se sentir na Idade Média pode visitar Città della Pieve, na Úmbria, um típico feudo medieval com obras de arquitetura e vielas estreitas com casas todas em pedras.

Já a Puglia, a Sardenha e a Sicília no sul da Itália oferecem sabores típicos, praias douradas, sol e águas cristalinas, com viagens pelo continente e pelas ilhas.  

Vico Del Gargano, no coração do parque Nacional de Gargano, é um dos feudos mais bonitos da Itália e faz parte da rede de "Cidades Saudáveis" da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerada a cidade do amor, os casais costumam comemorar o dia dos namorados nesta localidade para trocar juras de amor. No verão é possível curtir as praias douradas de San Menaio.  

Na Sardenha, no golfo de Orosei, se localiza Baunei, um feudo que oferece atividades para quem gosta de trekking, mountain bike e cavalgadas por trilhas deixadas pelos pastores.