Topo

Itália abre trincheiras da Primeira Guerra Mundial

16/07/2014 16h52

ROMA, 16 JUL (ANSA) - A cidade montanhosa de Cortina d'Ampezzo, na Itália, restaurou as posições italianas e austro-húngaras usadas na Primeira Guerra Mundial. É possível chegar até elas a pé ou de teleféricos. Trincheiras, posições e galerias perfeitamente restauradas são alcançadas por trilhas de todos os níveis. Visitar estes lugares é uma forma inédita de conhecer a história deste período.

No centenário do primeiro conflito mundial haverá uma série de eventos que serão iniciados em 5 de agosto, na área de Lagazuoi 5 Torri , quando o Festival Dino Ciani organizará uma passeata ao museu a céu aberto de 5 Torri, ao lado do historiador Paolo Giacomel. O evento contará com trilha sonora feita por Gisella Curtovolo (violino), Umberto Clerici (violoncelo) e Tommaso Lonquich (clarinete).

No dia 8 de agosto, o festival comemora o centenário do início da Primeira Guerra Mundial com uma visita à fortaleza de Cima Gallina, onde haverá um concerto do Quartetto Nous. As excursões, recomendadas para adultos e crianças, são interessantes, pois combinam o tema histórico a um panorama de tirar o fôlego. Não é a toa que as montanhas da região são Patrimônio Histórico da Unesco.

Nos dias 8, 17 e 22 de agosto será possível ir até os refúgios Averau e Scoiattoli utilizando o teleférico de 5 Torri, que funcionará das 19h às 23h.