Topo

Museu do Vinho reúne relíquias em Florença

A exposição permanente Winex é dedicada ao ciclo de processamento de uvas e vinho - Thinstock
A exposição permanente Winex é dedicada ao ciclo de processamento de uvas e vinho Imagem: Thinstock

14/07/2014 17h44

FLORENÇA, 14 JUL (ANSA) - Um decantador romano, um "kantharos" etrusco, uma ânfora do século 1 a.C. e uma jarra medieval são os objetos mais preciosos expostos no Museu do Vinho, em Florença, na Itália. A instituição abriga a exposição permanente Winex, junção das palavras Wine (vinho) e Exposure (exposição), dedicada ao ciclo de processamento de uvas e vinho.  

"Por muito tempo recolhi este material pela Itália, por prazer pessoal. No ano passado decidi selecionar os exemplares mais interessantes e ordená-los de acordo com critério didático", explicou Giuseppe Iuppa, responsável pela mostra que conta com mais de 500 objetos históricos. 

Um decanter romano datado do século 2 a.C. está entre os objetos mais valiosos expostos no museu. Ele apresenta gargalo alto e estreito e corpo largo. O decanter costumava ser utilizada durante reuniões e a sua presença indica o interesse dos romanos antigos pelo vinho. Outra relíquia é o "kantharos", uma espécie de copo popular entre gregos e etruscos antigos. O objeto, cuja datação remete ao século 7 a.C., tem duas alças verticais e geralmente apresenta diâmetro entre 10 e 15 centímetros. A ânfora, datada do século 1 a.C., é uma espécie de artefato acromático, com mais massa que o normal e que podia ser utilizada para armazenar um vinho mais valioso do que era consumido habitualmente.

Já a jarra foi descoberta no outono de 1985, na Praça da Signoria, durante operações de escavação no poço da Torre de Uberti, em Florença. Estima-se que a peça seja da segunda metade do século 13.