Topo

Em Roma, sítio arqueológico em área desconhecida pode ser maior que Pompeia

Erguido a mando do general Marcus Agrippa (63 a.C. - 12 a.C.), o teatro de Ostia Antica chegou a ter capacidade para receber mais de 3.000 espectadores - Marcel Vincenti/UOL
Erguido a mando do general Marcus Agrippa (63 a.C. - 12 a.C.), o teatro de Ostia Antica chegou a ter capacidade para receber mais de 3.000 espectadores Imagem: Marcel Vincenti/UOL

16/04/2014 18h07

Um grupo de pesquisadores descobriu no sítio arqueológico de Ostia Antica, em Roma, uma parte ainda desconhecida da antiga cidade, que seria maior do que Pompeia, destruída no século I por uma erupção do Vesúvio. A descoberta foi possível graças a um trabalho conjunto de autoridades e estudiosos italianos e de duas universidades britânicas (Southampton e Cambridge).  

Foram encontrados torres, armazéns e parte da muralha de Ostia, permitindo aos pesquisadores reconstituir integralmente a sua planta. Por meio da técnica da magnetometria, que utiliza o campo magnético da Terra para investigar estruturas sob a superfície, os geofísicos conseguiram identificar os antigos muros enterrados, o traçado das ruas e as estruturas presentes no subsolo.  

"Sobre os muros, em intervalos regulares, se evidenciam grandes torres de 6 x 8 metros. Entre o rio Tibre e as muralhas os estudiosos identificaram pelo menos quatro grandes edifícios, dos quais três apresentam características similares àqueles já escavados em Ostia. O maior tem uma planta de 83 x 75 metros", disse a superintendente para os bens arqueológicos de Roma, Mariarosaria Barbera.  

Ostia Antica foi uma cidade romana fundada no século IV a.C. Inicialmente, funcionou como um forte, mas logo ganhou importância como distribuidora de mercadorias pelo Mediterrâneo.