Topo

Veja passeios na Inglaterra para celebrar o aniversário de Shakespeare

A fachada da casa onde nasceu Shakespeare, em Stratford Upon Avon - Laura Prado/UOL
A fachada da casa onde nasceu Shakespeare, em Stratford Upon Avon Imagem: Laura Prado/UOL

15/04/2014 13h48

O escritor britânico William Shakespeare completaria seus 450 anos em 2014, mas nunca esteve tão presente, enchendo teatros e popularíssimo na internet, ficando em oitavo lugar entre os personagens mais famosos, com 7,1 milhões de cliques por mês. Afinal, além de ter sido um intelectual, Shakespeare se tornou também uma marca inesgotável.

Há no mundo todo cerimônias, exposições, debates, em uma homenagem coletiva no próximo dia 23 de abril para lembrar seus versos atemporais e suas peças no Shakespeare's Birthday. A Grã-Bretanha se prepara para a ocasião com um calendário de eventos que terão seu foco na cidade de Stratford Upon Avon, onde todos comemoram o nascimento e a morte do Bardo e onde no dia do aniversário de Shakespeare haverá um fantástico desfile e um caleidoscópio de shows.  

Na pequena Stratford Upon Avon, local onde nasceu o gênio da literatura, tudo parece homenagear seu morador mais ilustre. Lá é possível visitar a sua casa, além do Royal Shakespeare Theatre, com seu design austero e grandes vidraças. O teatro reabriu recentemente após anos de reestruturações que deram nova vida ao local, que é considerado um dos mais importantes teatros da Europa.

Lá o público é exigente e as peças são encenadas em inglês antigo. Os espetáculos começam sem nem mesmo um minuto de atraso e qualquer mínimo rumor é banido. Já passaram pelo Royal Shakespeare Theatre os mais renomados atores ingleses, como prova a galeria da fama do teatro.

A cidade cortada pelo rio Avon é famosa no mundo todo e baseia sua economia em Shakespeare. Lojas, lugares, menus, tudo dedicado ao gênio shakespeariano e suas personagens. Aproveite para conhecer a casa do escritor em Henley Street, que não é luxuosa, mas é cheia de lembranças, com a sua loja de couros para lembrar o trabalho de seu pai John Glover e os autógrafos de personalidades famosas que visitaram o local.

Casa mais bela é seguramente a de sua esposa, Anne Hathaway (sim, o mesmo nome da atriz de "O Diabo Veste Prada"), localizada fora de Strantford. A casa é tipicamente burguesa, circundada por um belo jardim.