Topo

Em Paris, Torre Eiffel completa 125 anos de construção

31/03/2014 18h56

A Torre Eiffel, um dos símbolos turísticos mais visitados do mundo, está completando nesta segunda-feira (31), 125 anos de construção. Apesar da data significativa, não haverá nenhuma comemoração especial do país.  

Segundo o assessor de Turismo de Paris e presidente da Sete (empresa que administra o monumento), não haverá celebrações, pois "comemoramos os 120 anos" da estrutura.  

A Torre Eiffel foi inaugurada no dia 31 de março de 1889 durante a Exposição Universal que celebrava os 100 anos da Revolução Francesa. Na época, o momento era considerado o mais alto do mundo, com seus 300 metros de extensão. A "dama de ferro" está, no entanto, passando por sua terceira reforma para ficar mais moderna e atraente, além de ficar cada vez mais ecologicamente correta. O projeto foi elaborado pelo arquiteto Alain Moatti e terá como um dos destaques a colocação de um vidro translúcido cobrindo o primeiro andar, a cerca de 60 metros de altura, com instalações transparentes que permitirão iluminar a estrutura de ferro do monumento.  

Além disso, será criada uma sala para espetáculos culturais, um café e um pequeno museu. Porém, o que deve atrair muito a atenção dos turistas será o banheiro com uma visão panorâmica de Paris.  

Na parte de sustentabilidade, a torre será pintada com uma tinta a base de água: 50 toneladas de verniz para pintar as mais de 18 toneladas de ferro. As luzes piscarão a cada cinco minutos ao invés dos 10 minutos atuais e haverá a instalação de quatro paineis solares e de hélices para energia eólica que suprirão a quantidade de energia consumida pela torre. Também será recuperada água de chuva para consumo interno e a iluminação será feita por lâmpadas de LED, que possuem baixo consumo.