Topo

Pompeia é a segunda atração mais visitada na Itália

27/03/2014 13h14

Roma - As ruínas de Pompeia são as atrações turísticas da Itália mais visitadas depois do Coliseu, informou nesta quinta-feira (27) à ANSA, o ministro italiano da Cultura, Dario Franceschini, que anunciou a reabertura para visitação de novas casas no local.  

Em 2013 o local recebeu 2,5 milhões de visitantes, mais que no ano anterior, informou o ministro. Franceschini garante que as restaurações e requalificações de Pompeia serão aceleradas para desenvolver o "Grande Projeto Pompéia", em conjunto com a União Europeia (UE), na qual serão investidos 105 milhões de euros.  

"Estamos trabalhando, em conjunto com todas as partes envolvidas, para superar as emergências e respeitar os prazos impostos pela UE", explicou o ministro.  

Na Páscoa serão reabertas ao público três residências famosas de Pompeia: a Domus de Marco Lucrezio Frontone, a de Rômulo e Remo e a de Trittolemo. Os visitantes poderão apreciar suas construções, pinturas e mosaicos, informou Franceschini. O governo italiano informou ainda que estão sendo criados itinerários para cada categoria de turista que visita o complexo de ruínas, e anunciou para junho a abertura de outras partes da cidade do Império Romano e a reforma do mosaico Cave Canem, símbolo do local.  

O governo tem mostrado preocupação com a manutenção do local, de grande valor arqueológico, após ter registrado vários desabamentos.   

Pompeia, localizada perto de Nápoles, foi uma cidade do Império Romano destruída por uma erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. que a sepultou com cinzas e o local ficou oculto até 1748.