Topo

Museu Picasso deverá reabrir em junho deste ano

05/03/2014 13h16

Ainda há cheiro de tinta fresca e poeira no pé da escada, mas a administração do Museu Picasso, em Paris, garante que ele estará aberto ao público em 20 de junho deste ano.

Fechado desde agosto de 2009, o museu se prepara para abrir ao público, após as polêmicas relacionadas ao atraso nas obras do Hôtel Salé, prédio do século 17 localizado no quartier de Marais e que abriga o museu desde 1985.

Já foi para Paris?
Mande sua foto pra gente!

"Já estamos nos preparando para hospedar a Festa da Música", afirmou a presidente do Museu Picasso, Anne Baldassari, se referindo à tradicional festa francesa que ocorrerá no dia 21 de junho. A presidente disse à Ansa que o prédio será entregue no dia 31 de março e que o restante do tempo será utilizado para os últimos retoques e limpeza, além da organização do acervo no museu.

No momento, o acervo de obras de Picasso está em um depósito na periferia parisiense. Parte da coleção fez um tour pelo mundo, permitindo, desta forma, que o Museu Picasso financiasse grande parte dos trabalhos de renovação, que custou cerca de 44 milhões de euros (R$141 milhões), uma soma "modesta" aos olhos da presidente. As obras de renovação também permitiram o aumento do espaço para exposições, que saltou de 2300m² para 3800m², após os escritórios da administração terem sido transferidos para outro prédio.

Com a ampliação, o museu poderá receber entre 600 e 650 pessoas de uma vez, mais ou menos a mesma quantidade do Grand Palais. Pelo menos 450 obras do rico acervo, que reúne cerca de 5 mil peças, estarão expostas a partir de junho, por seis meses. A ideia é renovar constantemente as peças em exposição. Também deverá haver mostras temporárias a partir de 2015.