Topo

Tate Modern é o museu de arte contemporânea mais visitado do mundo

19/09/2013 14h57

Londres - O Tate Modern de Londres é o museu de arte moderna e contemporânea mais visitado do mundo, com um recorde de 5,5 milhões de visitantes. A instituição, localizada em uma antiga central elétrica às margens do rio Tâmisa, superou inclusive instituições mundiais como o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa) e o Centro Georges Pompidou de Paris.  

Segundo informou hoje o Grupo Tate, a exposição de mais êxito continua sendo a do britânico Damien Hirst, conhecido pelos seus animais no formol, que atraiu 463 mil visitantes na galeria na primavera de 2012. O Grupo Tate inclui também a londrina Tate Britain, a Tate Liverpool, nesta cidade britânica, e Tate Saint Ives, em Cornualha.  

O grupo adquiriu em 2012 e 2013 um total de 502 novas obras para sua coleção, com um valor de 23 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 81 milhões). No total, o conglomerado de museus recebeu neste período um total de 7,74 milhões de visitantes, recorde absoluto até a data.

De acordo com a entidade, 13,6 milhões de pessoas visitaram também sua página na internet, onde se apresentam de forma exclusiva projetos artísticos, e cerca de dois milhões de pessoas são seguidores nas redes sociais Twitter e Facebook.