Topo

Japão recomenda a turistas que se afastem de vulcão que entrou em erupção

O arquipélago japonês se encontra no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico - Getty Images
O arquipélago japonês se encontra no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico Imagem: Getty Images

De Tóquio

14/09/2015 14h13

O Japão recomendou nesta segunda-feira (14) os turistas a se afastarem do vulcão Aso, que entrou em erupção durante a manhã e seguia lançando fumaça e cinzas no início da tarde. As autoridades elevaram o nível de alerta vulcânico a grau 3 de 5, enquanto uma espessa fumaça branca se elevava por 2.000 metros acima do enorme vulcão situado na ilha de Kyushu, no sudeste do país.

Até o momento, não foram registradas vítimas ou danos. As autoridades convocaram os visitantes deste enclave a deixar o local rapidamente. A erupção obrigou as companhias aéreas a suspender sete voos internos, indicaram à AFP porta-vozes da ANA e da Japan Airlines (JAL).

O monte Aso, que despertou em novembro do ano passado, registrou desde então pequenas erupções. Em agosto, a agência meteorológica havia emitido um alerta, depois de detectar atividade sísmica ao redor de outro vulcão, o Sakurajima, mais ao sul.

O arquipélago japonês se encontra no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, que registra um grande número de terremotos e de atividade vulcânica. O monte Aso forma parte dos vulcões com um grau elevado de vigilância, entre os 110 ativos no Japão.

Esta erupção ocorre um ano depois da do monte Ontake (centro), que surpreendeu várias centenas de excursionistas e matou mais de 60 pessoas.