Topo

Nova Zelândia apresenta quatro bandeiras finalistas de concurso nacional

Projeto favorito deve conter uma folha de samambaia, símbolo distintivo da Nova Zelândia - Reprodução/Governo da Nova Zelândia
Projeto favorito deve conter uma folha de samambaia, símbolo distintivo da Nova Zelândia Imagem: Reprodução/Governo da Nova Zelândia

Em Wellington

01/09/2015 08h19

Os habitantes da Nova Zelândia terão a possibilidade de escolher a possível nova bandeira nacional entre quatro opções, apresentadas nesta terça-feira, três delas incluindo uma folha de samambaia prateada similar a do uniforme de rúgbi dos All Blacks, a seleção nacional.

As quatro bandeiras 'finalistas' foram selecionadas entre mais de 10 mil propostas. O governo deseja uma alternativa à atual bandeira do país, que inclui a britânica Union Jack no canto superior esquerdo.

Três das quatro propostas com o desenho da folha de samambaia têm fundos combinados com as cores vermelho, azul, preto ou branco. A quarta alternativa representa um símbolo maori.

O primeiro-ministro John Key, que estimula a mudança, deixou claro que seu projeto favorito deve conter uma folha de samambaia, símbolo distintivo da Nova Zelândia. Key também expressou sua frustração com a grande semelhança entre as bandeiras da Austrália e da Nova Zelândia.

Os neozelandeses escolherão a vencedora entre as quatro finalistas em um referendo no final do ano. A opção mais votada enfrentará a atual bandeira em uma segunda votação no mês de março de 2016.