Topo

Gosta de sol? Conheça lugares paradisíacos para curtir o verão na Europa

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL, da França

05/06/2019 04h00

O verão europeu já começa a dar as caras. Com o calor cada vez mais presente no Velho Continente, trata-se de um grande momento para curtir diversos balneários paradisíacos que existem em países como Portugal, Espanha, França, Itália, Croácia e Grécia.

São lugares que, com as altas temperaturas, oferecem lindas orlas para o turista pegar um bronze e, em muitos casos, uma água cristalina que, de tão linda, parece de mentira. A seguir, veja locais para curtir uma praia em grande estilo no território europeu.

Algarve (Portugal)

Praia do Camilo, Algarve, Portugal - samael334/Getty Images/iStockphoto - samael334/Getty Images/iStockphoto
Imagem: samael334/Getty Images/iStockphoto

O Algarve, no sul de Portugal, é uma área recheada de praias de enorme beleza (e que, não à toa, atraem, a cada verão, legiões de turistas do mundo inteiro).

A principal cidade da região é a cidade de Faro e, a partir deste centro urbano, é possível organizar passeios até algumas das paisagens litorâneas mais bonitas do território lusitano.

Entre os destaques locais, estão as praias da Marinha (com imponentes formações de calcário alaranjadas aparecendo meio do mar), da Arrifana (com ondas que encantam os surfistas), a praia da Falésia (que, como o nome dá a entender, exibe uma enorme falésia) e a praia do Camilo (na foto).

E uma dica: se você estiver em Lisboa e sem tempo para ir até o Algarve, tire um dia para um tour até a praia da Ursa, a aproximadamente 50 quilômetros da capital portuguesa e com o horizonte marcado por formações rochosas inacreditáveis.

Ibiza (Espanha)

Ibiza, na Espanha - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Não é à toa que Ibiza é um dos destinos litorâneos mais concorridos do verão europeu.

Envolta pelo mar Mediterrâneo, esta ilha tem uma vida noturna embalada, durante o verão no Velho Continente, por festas insanas, realizadas dentro de casas famosas como Privilege e Pacha.

Depois, os turistas curam a ressaca em praias lindíssimas, como Cala Jondal e Cala d'Hort (esta banhada por um mar azul incrível).

E, se o calor estiver realmente intenso, saiba que, em Ibiza, é possível se refrescar no mar sem nenhuma roupa, na praia frequentada por nudistas chamada Aguas Blancas. Trata-se de uma faixa de areia com quase 300 metros de comprimento protegida por uma falésia e banhada por uma incrível água cristalina azul-turquesa.

Litoral da Croácia

Ilha de Brac, na Croácia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A Croácia tem um dos litorais mais bonitos de toda a Europa, banhado pelo mar Adriático e pontuado por ilhas e praias continentais de cair o queixo.

Um dos destinos imperdíveis desta região é a ilha de Brac, onde fica a incrível praia de Zlatni Rat (na foto), dona de uma paisagem extremamente peculiar: o local é composto por uma faixa de areia que tem um formato que lembra uma língua se projetando para dentro do oceano.

Na costa croata também fica a cidade de Dubrovnik, com um centro histórico cercado por uma murada e paisagens que, de tão fotogênicas, serviram de cenário para King's Landing, em "Game of Thrones".

Ilhas gregas

A Grécia é um dos principais destinos da Europa para viajantes em busca de paisagens paradisíacas. Entre as mais de 150 ilhas habitadas do país, Zakynthos se destaca por abrigar a praia de Navagio (na foto), com condições de estar em qualquer lista das faixas de areia mais lindas do mundo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

E o que dizer das ilhas que pertencem ao litoral da Grécia e que, por causa de suas paisagens bucólicas cercadas por um mar intensamente azul, já fazem parte do imaginário de milhões de turistas ao redor do mundo?

Além das famosíssimas Santorini e Mykonos, o território grego abriga paraísos um pouco menos conhecidos, como a ilha de Zakynthos, no mar Jônico.

Aqui, a grande estrela é a praia de Navagio (na foto), com uma areia abraçada por gigantescos paredões rochosos que se projetam para dentro do oceano.

Cefalônia é outro lugar que pede uma visita: lá estão cartões-postais como a praia de Myrtos e a a caverna de Melissani (que os turistas podem explorar a bordo de barquinhos).

E Creta, a maior das ilhas da Grécia, abriga mais de 300 faixas de areia, como as belas como Elafonisi e Balos.

Costa Amalfitana (Itália)

A Costa Amalfitana ocupa uma área de quase 50 quilômetros nas margens do Mar Mediterrâneo e, em um passeio pela região, o turista poderá se bronzear como um ator de cinema italiano, comer  como um boss da Cosa Nostra e explorar igrejas sentindo-se o mais sortudo dos arqueólogos - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Na Europa, quer pegar uma praia ao lado de cidades históricas estilosas e românticas?

Se a resposta for sim, vá para a Costa Amalfitana, a cerca de 70 km da cidade de Nápoles (no sul da Itália), onde o oceano se encontra com acolhedores centros urbanos como Atrani, Positano e Amalfi.

Durante o verão, com a presença do sol, o mar da região adquire uma coloração verde-esmeralda fascinante e oferece ótimas condições para um mergulho.

Amalfi é uma das estrelas da área: importante cidade portuária do Mediterrâneo entre os séculos 9 e 12 a.C, este local exibe imponentes construções medievais e fica junto a uma agradável praia para o visitante pegar um bronze.

Já Positano tem duas praias ótimas para um banho: a Spiaggia del Fornillo e a Spiaggia Grande (desta última saem barcos para a ilha de Capri).

Litoral do sul da França

Balneário de Calanque d'En-vau, França - PocholoCalapre/Getty Images/iStockphoto - PocholoCalapre/Getty Images/iStockphoto
Imagem: PocholoCalapre/Getty Images/iStockphoto

O litoral da França é famoso por seus sofisticados balneários frequentados por ricaços do mundo inteiro, como Cannes e Saint-Tropez.

Mas, no país europeu, é também possível encontrar destinos litorâneos menos caros e, às vezes, até mais bonitos do que seus vizinhos abastados.

Entre Marselha (a segunda maior cidade da França) e Cassis, o turista se depara com os "calanques", onde o mar se encontra parcialmente cercado por enormes formações rochosas e oferece uma água calma, linda e cristalina para uma longa sessão de nado.

Entre os mais bonitos destes lugares estão o Calanque d'En-Vau (na foto) e o Calanque de Sormiou , dois destinos com paisagens litorâneas verdadeiramente paradisíacas, que vão render algumas das melhores fotos de qualquer eurotrip.

Litoral sul da Albânia

Praia de Gjipe, na Albânia - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Nem todos os turistas já ouviram falar das belezas da Albânia, um país localizado no Leste Europeu e que, para muita gente, não passa de uma nação de imagem obscura.

Trata-se, porém, de um lugar com praias de enorme beleza, baixo custo de vida e que ainda não foram descobertas pelo turismo de massa.

Gjipe (na foto) é uma das faixas de areia mais bonitas da Albânia, forrada por areia fofa, banhada por um mar azul-turquesa e situada ao lado de um cânion.

E, na região, o turista também se diverte em balneários como Himare, Dhërmi e Saranda, com boa infraestrutura hoteleira, além da praia de Ksamil (com águas cristalinas e pequenas ilhas aonde se pode chegar a nado).