Topo

Erva legalizada: turismo da maconha nos EUA e Canadá está bombando

iStock
Imagem: iStock

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

23/04/2019 04h00

Com a maconha legalizada em uma série de locais da América do Norte, diversas agências turísticas estão promovendo inusitados passeios pelo universo da erva naquela região do mundo.

Na Califórnia, viajantes podem conhecer gigantescas plantações de cânhamo e fumar um baseado com Tommy Chong, da famosa dupla comediante Cheech & Chong.

Já no Canadá, uma agência de luxo leva endinheirados para um voo de helicóptero que termina em uma linda região montanhosa, onde é possível "queimar um" e admirar a paisagem.

E, no Colorado, há uma excursão que ensina, numa mesma tacada, o turista a enrolar baseados e sushis. Abaixo, conheça alguns destes tours.

Enrolando baseados e sushis

Mulher fazendo um cigarro de maconha - MStudioImages/Getty Images/iStockphoto - MStudioImages/Getty Images/iStockphoto
Imagem: MStudioImages/Getty Images/iStockphoto

Operando na cidade de Denver, no Estado norte-americano do Colorado, a agência My 420 Tours promove um passeio extremamente inusitado: nele, os turistas aprendem a fazer um baseado e, depois, montar um sushi.

"O que um cigarro de maconha e o sushi têm em comum?", pergunta a empresa. "Ambos têm recheios deliciosos e exigem esforço para serem enrolados".

Cada participante é instruído sobre o passo a passo para fazer o baseado. E, após fumá-lo, todos se reúnem com um chef para aprender a produzir sushis variados.

O passo seguinte é, logicamente, comer tudo para saciar a "larica", a sensação de fome provocada pelo consumo da erva.

Mais informações: my420tours.com/denver-pot-tours/sushi/

Queimando tudo com Chong

Ator Tommy Chong, da dupla Cheech & Chong - Rick_Thompson/Getty Images - Rick_Thompson/Getty Images
Imagem: Rick_Thompson/Getty Images

Em Los Angeles, na Califórnia (Estado onde o uso recreativo da maconha está legalizado), turistas podem fumar um baseado junto com Tommy Chong, lendário ator parte da dupla comediante e maconheira Cheech & Chong, que fez muito sucesso no show business nos anos 70 e 80.

Esta experiência faz parte de um passeio oferecido pela empresa GreenTours, que também promove uma sessão gastronômica em que os turistas podem agregar canabidiol aos seus pratos.

Fotos e sessão autógrafos com Chong estão inclusos no pacote.

Mais informações: www.greentours.com

Maconha e grafite

Via pública colorida em Vancouver, no Canadá - edb3_16/Getty Images - edb3_16/Getty Images
Imagem: edb3_16/Getty Images

No Canadá, a legalização do uso recreativo da maconha entrou em vigor em 2018. E, na cidade de Vancouver, a empresa Canada High Tours realiza passeios nos quais os participantes podem fumar seus baseados e curtir uma região recheada de imponentes obras de arte de rua.

A rota é conhecida como "Graffiti Alley" e exibe grafites de artistas mundialmente famosos.

Entre as áreas visitadas de Vancouver estão Mount Pleasant (com diversos murais coloridos) e becos dominados por pinturas bem instigantes (como o visto na foto acima).

No trajeto, os turistas param em locais específicos para, segundo a Canada High Tours, "enrolar um baseado e curtir uma fumaça de maneira segura e legal".

Mais informações: www.canadahightours.com

Hollyweed Tour

Los Angeles, maconha - Rex_Wholster/Getty Images/iStockphoto - Rex_Wholster/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Rex_Wholster/Getty Images/iStockphoto

A Cannabis Tours promove um passeio na Califórnia chamado Hollyweed Tour (a palavra "weed", em inglês, significa erva).

Trata-se de um tour que realiza um passeio de ônibus através de alguns dos mais famosos cartões-postais de Hollywood, em Los Angeles, explora um local indoor onde o cânhamo é cultivado e visita um estabelecimento comercial no qual maconha é vendida.

E, durante o trajeto, logicamente, os participantes tragam bastante fumaça.

Mais informações: cannabistours.com/california/marijuana-tours/

Maconha e vinho

Vinho com canabidiol Cannavines - Divulgação/Cannabis Tours - Divulgação/Cannabis Tours
Imagem: Divulgação/Cannabis Tours

A Cannabis Tours tem outro passeio extremamente original: trata-se de um tour que começa na cidade californiana de Oakland (perto de San Francisco), durante o qual, primeiramente, o público tem a chance de provar o Cannavines, vinho que contém canabidiol.

Depois, todos embarcam em um ônibus (onde é permitido fumar) para um estabelecimento comercial que vende maconha.

Em seguida, há uma visita a vinícolas que produzem vinhos tradicionais, como a Riggers Loft (de onde se tem uma linda vista da região da baía de San Francisco) e a Urbano Cellars Winery.

Mais informações: cannabistours.com/california/

Trilha, montanha e fumaça

Homem fuma vaporizador na floresta - bedya/Getty Images/iStockphoto - bedya/Getty Images/iStockphoto
Imagem: bedya/Getty Images/iStockphoto

A Butiq Escapes é uma empresa de turismo de luxo do Canadá que costumiza diversos tours relacionados à maconha para seus clientes.

Eles, por exemplo, podem organizar um glamping (camping com glamour e conforto) em lindas áreas montanhosas que existem no interior canadense e em que o turista pode fumar à vontade e, depois, curtir um jantar no meio da natureza servido por um chef privativo.

A Butiq Escapes também leva viajantes de helicóptero para lugares remotos do Canadá, onde é possível fazer trilhas guiadas no meio da floresta. Neste trajeto, entretanto, não são permitidos cigarros.

Vaporizadores e alimentos feitos com derivados da cannabis, porém, são aceitos.

Mais informações: butiqescapes.com/highest-of-highs/

Visitas a fazendas

Turismo em estufa de maconha na Califórnia  - Divulgação/Humboldt Cannabis Tours - Divulgação/Humboldt Cannabis Tours
Imagem: Divulgação/Humboldt Cannabis Tours

Visitar fazendas de produção de maconha no norte da Califórnia é um dos tours oferecidos pela empresa Humboldt Cannabis Tours.

Os passeios são realizados entre maio e setembro, mostrando ao público como o cânhamo é plantado. Os visitantes conversam com os produtores e até ajudam no processo de cultivo. Também se fala sobre a história e a cultura da maconha na Califórnia.

Estes tours começam na cidade de Eureka, a aproximadamente 430 quilômetros de San Francisco.

A Humboldt Cannabis Tours avisa que as últimas semanas de setembro constituem a melhor época para realizar a excursão, "pois é quando as plantas estão plenas e prontas para a colheita".

Mais informações: www.humcannabis.com

Massagem com óleo de canabidiol

Massagem com óleo de canabidiol no St. Anne's Spa, no Canadá - Divulgação/St. Anne's Spa - Divulgação/St. Anne's Spa
Imagem: Divulgação/St. Anne's Spa

Localizado em Grafton, no Canadá (a cerca de 130 km da cidade de Toronto), o St. Anne's Spa oferece, entre seus muitos tratamentos, uma massagem feita com óleo de canabidiol.

É um procedimento de 90 minutos que, segundo o spa, "relaxa e revitaliza, melhorando a condição da pele e ajudando a remover as toxinas do corpo".

O St. Anne's Spa também tem acomodações hoteleiras para quem quiser passar mais tempo por lá.

Mais informações: www.steannes.com/canna-massage.html