Topo

Havaí não é só surfe: veja atrativos incríveis do arquipélago americano

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

16/03/2019 04h00

Além de ondas perfeitas, encontradas em locais como North Shore, na ilha de Oahu, o arquipélago do Havaí oferece uma infinidade de atrativos turísticos que nada têm a ver com o surfe.

O 50º Estado do país de George Washington é um verdadeiro paraíso do ecoturismo, com florestas, paisagens montanhosas, cachoeiras e praias que têm tudo para encantar o viajante que ama natureza abundante e paisagens épicas.

Gostaria de fazer uma jornada para este fantástico mundo no oceano Pacífico? A seguir, veja atrações imperdíveis do território havaiano.

Waimea Canyon

Waimea Canyon, Havaí - PictureLake/Getty Images - PictureLake/Getty Images
Imagem: PictureLake/Getty Images

Localizado no sudoeste da ilha de Kauai, o Waimea Canyon é conhecido como o "Grand Canyon do Oceano Pacífico".

Trata-se de um cânion que se estende por aproximadamente 23 quilômetros e que chega a ter mais de 1,5 quilômetro de largura.

Na área, há mirantes que oferecem visão para esta paisagem que remete a cenários extraterrestres, com enormes desfiladeiros e uma linda cachoeira no horizonte.

Kokee State Park

Kokee State Park, Havaí - bennymarty/Getty Images/iStockphoto - bennymarty/Getty Images/iStockphoto
Imagem: bennymarty/Getty Images/iStockphoto

O Kokee State Park fica perto do Waimea Canyon, na ilha de Kauai, e é um dos melhores lugares para empreender longas caminhadas no meio da natureza no Havaí.

O parque se espalha por área que fica entre 970 e 1.280 metros sobre o nível do mar, oferecendo vistas fantásticas para o oceano Pacífico.

Lá, o turista encontra mais de 70 quilômetros de trilhas que cruzam florestas, terrenos com flores selvagens e zonas por onde voam coloridos pássaros endêmicos do Havaí, como o apapane.

Para admirar paisagens incríveis desta região, vá até os mirantes Kalalau Lookout e Puu O Kila Lookout, onde, seguramente, você irá produzir grandes fotos do Vale do Kalalau compondo paisagem com o mar.

Wailua River e cachoeiras

Cachoeiras Wailua Falls, no Havaí - demerzel21/Getty Images/iStockphoto - demerzel21/Getty Images/iStockphoto
Imagem: demerzel21/Getty Images/iStockphoto

O mar não é única atração aquática do Havaí. Na porção leste da ilha da Kauai, turistas podem explorar, em passeios de barco, o Wailua River, rio que, com mais de 30 quilômetros de extensão, atravessa áreas de floresta e paisagens montanhosas de cair o queixo.

Também é possível curtir o Wailua River com caiaques ou fazendo stand up paddle.

O rio alimenta as cachoeiras Opaekka Falls (com mais de 45 metros de altura) e as Wailua Falls (na foto, com aproximadamente 25 metros de altura), que merecem ser contempladas.

Caminhadas em Oahu

Caminhada na montanha Diamond Head, no Havaí - joshuaraineyphotography/Getty Images - joshuaraineyphotography/Getty Images
Imagem: joshuaraineyphotography/Getty Images

A ilha de Oahu, onde está o Aeroporto Internacional de Honolulu, é a principal porta de entrada do Havaí.

O local oferece as famosas ondas de North Shore e o popular balneário de Waikiki (cheio de hotéis e resorts), mas não é só isso. Lá, vale a pena fazer lindas caminhadas no meio da natureza e em cenários montanhosos.

Um destes percursos, relativamente fácil de ser realizado, sobe o monte Leahi (também conhecido como Diamond Head, na foto), de onde se tem uma visão espetacular do oceano Pacífico e de Honolulu.

Já no setor leste de Oahu fica a trilha Makapuu Lighthouse Trail, que passa por uma área onde existe um farol de 1909 e de onde é possível avistar baleias, entre dezembro e maio. E há ainda as trilhas no Manoa Valley, que cruzam florestas de bambu e que leva até a cachoeira Manoa Falls.

Hulopoe Bay

Hulopoe Bay, no Havaí - Hawaii Tourism Authority (HTA) / Heather Goodman / @hbgoodie - Hawaii Tourism Authority (HTA) / Heather Goodman / @hbgoodie
Imagem: Hawaii Tourism Authority (HTA) / Heather Goodman / @hbgoodie

Na ilha de Lanai está um dos mais agradáveis destinos litorâneos do Havaí.

O local se chama Hulopoe Bay, onde há uma praia de areia clarinha e águas cristalinas perfeitas para uma sessão de snorkel.

A melhor época para nadar na área, com a água mais calma, é durante o verão norte-americano. Já no inverno, os viajantes têm a chance de avistar, desde esta orla, baleias-jubarte aparecendo na superfície do oceano.

Se você se apaixonar por Hulopoe Bay e quiser ficar mais de um dia por lá, saiba que, na área, opera o luxuoso resort Four Seasons Lanai.

Puu Pehe

Puu Pehe, no Havaí - Hawaii Tourism Authority (HTA) / Heather Goodman / @hbgoodie - Hawaii Tourism Authority (HTA) / Heather Goodman / @hbgoodie
Imagem: Hawaii Tourism Authority (HTA) / Heather Goodman / @hbgoodie

De Hulopoe Bay, é possível fazer uma caminhada de aproximadamente 20 minutos até um mirante que oferece vista para a Puu Pehe (também chamada de Sweetheart Rock), uma formação rochosa com cerca de 25 metros de altura que aparece no meio do oceano, compondo paisagens com paredões verticais que marcam a orla.

Se você visitar este local no final do dia, terá boas chances de presenciar um pôr do sol inesquecível.

E, às vezes, também é possível enxergar golfinhos dando piruetas no meio do mar desde esta área.

Haleakala National Park

Nascer do sol no Haleakala National Park, Havaí - Hawaii Tourism Authority (HTA) / Tor Johnson - Hawaii Tourism Authority (HTA) / Tor Johnson
Imagem: Hawaii Tourism Authority (HTA) / Tor Johnson

O Haleakala National Park, na ilha de Maui, abriga o vulcão dormente Haleakala e é um famoso destino turístico no arquipélago havaiano.

Isso porque, de lá, além das fascinantes paisagens vulcânicas, se vê um nascer do sol simplesmente inesquecível, considerado, por muita gente, como um dos mais lindos do mundo.

A ideia é acordar de madrugada e realizar um passeio até o Haleakala Visitor Center, local ideal para presenciar este espetáculo da natureza. Na maioria dos casos, é necessário realizar uma reserva antecipada para ver o nascer do sol no local. Saiba mais aqui.

Estrada para Hana

Estrada para Hana, no Havaí - Hawaii Tourism Authority (HTA) / Tor Johnson - Hawaii Tourism Authority (HTA) / Tor Johnson
Imagem: Hawaii Tourism Authority (HTA) / Tor Johnson

Quer fazer uma viagem de carro inesquecível no Havaí? Então realize o percurso de cerca de 85 quilômetros entre os centros urbanos de Kahului e Hana, na ilha de Maui, em um dos trechos estradeiros mais lindos do arquipélago.

No caminho, você cruzará com florestas compondo paisagem o oceano, cachoeiras e dezenas de pitorescas pontes, que vão exigir uma foto.

Destino final da jornada, a área de Hana abriga praias como a Hana Beach Park e a fantástica Hamoa Beach, ambas cercadas por muita natureza.

Makena Beach State Park

Makena Beach, no Havaí - Hawaii Tourism Authority (HTA) / Tor Johnson - Hawaii Tourism Authority (HTA) / Tor Johnson
Imagem: Hawaii Tourism Authority (HTA) / Tor Johnson

Parte da ilha de Maui, o Makena Beach State Park poderia muito bem figurar em qualquer lista de destinos litorâneos imperdíveis nos Estados Unidos.

O local abriga uma orla de areia fofa e clarinha, protegida por enormes formações rochosas: é um lugar que envolve o turista em uma atmosfera selvagem e oferece uma água cristalina para quem gosta de se refrescar no mar.

Da praia, também é possível ver as ilhas de Molokini e Kahoolawe.

É uma faixa de areia que merece ser visitada no Havaí.

Papohaku Beach

Papohaku Beach, no Havaí - Hawaii Tourism Authority (HTA) / Dana Edmunds - Hawaii Tourism Authority (HTA) / Dana Edmunds
Imagem: Hawaii Tourism Authority (HTA) / Dana Edmunds

Quer curtir o dia e o sol em uma praia remota do Havaí?

Em Molokai (uma ilha menos visitada por turistas do que lugares como Oahu e Maui) fica a Papohaku Beach, uma faixa de areia fofa com quase 5 quilômetros de extensão que costuma oferece um ambiente tranquilo para o turista se bronzear e curtir as paisagens naturais do arquipélago norte-americano.

E há uma área para acampar nos arredores de Papohaku Beach, ideal para quem quiser ficar mais de um dia na área.