Topo

Da Ásia à Europa, veja cruzeiros de rio incríveis para fazer em 2019

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

11/01/2019 04h00

Cruzeiros fluviais constituem uma das maneiras mais legais de fazer uma viagem de navio. 

São jornadas por rios que cruzam lindas cidades históricas, regiões de florestas e áreas rurais, permitindo que os turistas admirem todas estas paisagens bem de pertinho, de ângulo privilegiado.

E o melhor: há cruzeiros que são realizados em alguns dos cursos de água mais lendários do planeta, como os rios Mekong e Danúbio. 

A seguir, conheça algumas das melhores viagens fluviais para realizar em 2019 (disponibilidade dos cruzeiros sujeita a esgotamento). 

De Avignon a Lyon

Navio S.S. Catherine - Divulgação/Qualitours - Divulgação/Qualitours
Imagem: Divulgação/Qualitours

No dia 24 de março de 2019, o navio S.S. Catherine, da companhia Uniworld, dá início a um cruzeiro de sete noites entre as cidades de Avignon e Lyon, no interior da França. 

A viagem cruza os rios Ródano e Saône, além de visitar lindos centros urbanos como Viviers.

Os passageiro também poderão fazer um tour até Arles, cidade francesa onde viveu, no século 19, o pintor Van Gogh.   

Mais informações aqui.

Cruzeiro no Sudeste Asiático

Navio Aqua Mekong - Divulgação/Qualitours - Divulgação/Qualitours
Imagem: Divulgação/Qualitours

Entre 26 de abril e 3 de maio de 2019, o navio Aqua Mekong realizará um cruzeiro entre o Vietnã e o Camboja, no Sudeste Asiático. 

A viagem começa no porto de My Tho (nos arredores da cidade de Ho Chi Minh, no território vietnamita) e cruza belas paisagens rurais na nação cambojana, atravessando o lendário rio Mekong. 

O ponto final da jornada é a cidade de Phnom Penh, capital do Camboja e recheada de magníficos templos budistas e excelentes restaurantes.

Mais informações: http://book.aquaexpeditions.com/?destination=Mekong&dates=2019-05&suiteAmount=1

Jornada na região de Champagne

Embarcação Belmond Hirondelle   - Divulgação/Qualitours - Divulgação/Qualitours
Imagem: Divulgação/Qualitours

A partir do dia 2 de junho de 2019, a charmosa embarcação Belmond Hirondelle realiza um cruzeiro de seis noites pelo interior da França, que irá conectar as localidades de Châlons-en-Champagne e Château-Thierry.

A viagem passará pelas românticas paisagens da região francesa de Champagne, com seus lendários vinhedos no horizonte. Os passageiros ainda poderão curtir sessões de degustação de champanhe e conhecer centros urbanos medievais, como Chézy-sur-Marne. 

Mais informações aqui

Cruzeiro no Nilo

Navio River Tosca - Divulgação/Qualitours - Divulgação/Qualitours
Imagem: Divulgação/Qualitours

Um dos mais famosos rio do mundo, o Nilo é cenário para belíssimos cruzeiros fluviais. 

No início de abril de 2019, o navio River Tosca fará um cruzeiro por este lendário curso de água, com início na cidade de egípcia de Luxor e visitas a locais como a cidade de Aswan. 

Durante a jornada, os passageiros terão a chance de fazer tours até cartões-postais faraônicos, como o complexo de Karnak e o sítio de Abu Simbel. 

Mais informações aqui

Viagem pela Amazônia

Teatro Amazonas, em Manaus - filipefrazao/Getty Images - filipefrazao/Getty Images
Imagem: filipefrazao/Getty Images

O navio Le Champlain realizará um cruzeiro pela região amazônica em 2019.

É uma viagem que começa no dia 29 de março na cidade de Manaus (na foto), no Amazonas, e, durante 12 noites, visita destinos como Parintins (AM), Santarém (PA), o Estreito de Breves (PA) e Belém (PA). Depois, a embarcação entra no mar e vai até Cayenne, na Guiana Francesa.  

Durante a jornada, os passageiros ainda terão a chance de admirar as paisagens da floresta amazônica de ângulo privilegiado.

Mais informações: http://qualitours.com.br/cruzeiros/detalhes/?id=19233-manaus 

De Paris a Paris

Navio de cruzeiro da companhia Uniworld - Divulgação/Qualitours - Divulgação/Qualitours
Imagem: Divulgação/Qualitours

Na França, é também possível começar um cruzeiro na cidade de Paris. 

A companhia U by Uniworld, por exemplo, realizará, a partir de 16 de junho de 2019, uma viagem de oito dias que sairá da capital francesa e visitará lugares como Les Andelys, Conflans-Sainte-Honorine, Rouen e Caudebec-en-Caux, antes de retornar ao território parisiense. 

Durante a jornada, os passageiros terão a oportunidade de curtir atividades como passeios de bicicleta ao lado do rio Sena e tours de caiaque no rio Eure. A viagem termina na capital francesa.

Mais informações aqui.  

De Budapeste a Viena

Navio Crystal Mozart, imagem ilustrativa - Divulgação/Qualitours - Divulgação/Qualitours
Imagem: Divulgação/Qualitours

A partir do dia 30 de março de 2019, o navio Crystal Mozart realizará um cruzeiro de sete dias entre as cidades de Budapeste (na Hungria) e Viena (na Áustria), cruzando o lendário rio Danúbio. 

No trajeto, as embarcações passarão pela área de importantes centros urbanos europeus, como Bratislava (a capital da Eslováquia), a cidade histórica austríaca de Melk (que exibe em sua paisagem uma linda abadia do século 11) e as belezas rurais do vale do Wachau. 

A famosa cidade de Linz (na Áustria) também faz parte do roteiro. 

A imagem acima é ilustrativa. 

Mais informações: www.crystalcruises.com/voyage/danube-serenade-rmz190330-07  

Viagem em Portugal

Navio AmaDouro - Divulgação/Qualitours - Divulgação/Qualitours
Imagem: Divulgação/Qualitours

O navio AmaDouro realiza, a partir do dia 6 de julho de 2019, um cruzeiro de sete noites que começa na cidade do Porto e visita locais como Barca d'Alva, Pinhão e Peso da Régua. 

Entre as grandes atrações da viagem estão as paisagens do Vale do Douro, com o rio atravessando cenários montanhosos cobertos por vinhedos.   

Mais informações aqui

De Nuremberg a Budapeste

Navio Scenic Amber - Divulgação/Qualitours - Divulgação/Qualitours
Imagem: Divulgação/Qualitours

No dia 5 de agosto de 2019, a companhia Scenic Luxury Cruises & Tours começará um cruzeiro fluvial de oito dias que partirá da cidade alemã de Nuremberg e irá até Budapeste, na Hungria.

No trajeto, os passageiros poderão explorar cartões-postais como o centro urbano germânico de Regensburg (com belas paisagens medievais), a cidade austríaca de Melk (que, assim como Regensburg, fica às margens do rio Danúbio) e Viena, a artística capital austríaca.

Mais informações aqui

Cruzeiro na Holanda

Projeção do navio Crystal Debussy  - Divulgação/Qualitours - Divulgação/Qualitours
Imagem: Divulgação/Qualitours

O navio Crystal Debussy fará, a partir do dia 8 de abril de 2019, um cruzeiro de sete dias entre a Holanda e a Bélgica que sairá de Amsterdã, visitará localidades como Gante (no território belga e uma das mais belas cidades históricas da região) e o centro urbano holandês de Middelburg. 

A jornada termina na capital holandesa. 

A imagem acima é ilustrativa. 

Mais informações aqui