Topo

De Orlando a safáris: os destinos que merecem ser visitados em 2019

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

03/01/2019 04h00

Em 2019, diversos destinos ao redor do globo presentearão os viajantes com novas atrações turísticas, eventos culturais de primeira grandeza e celebrações que irão homenagear importantes personagens históricos. E há locais que ganharão destaque por causa de suas belezas naturais, ideais para quem gosta de paisagens grandiosas.  

São lugares que, no ano que vem, estarão propícios para uma divertida jornada de férias e que merecem estar na lista de viagens de qualquer pessoa.  

Abaixo, veja destinos turísticos que prometem estar com tudo em 2019.

Holanda

Quadro "A Ronda Noturna", de Rembrandt - Divulgação/Holland Alliance - Divulgação/Holland Alliance
Imagem: Divulgação/Holland Alliance

Em 2019 (mais precisamente no dia 4 de outubro), a morte do pintor Rembrandt van Rijn completa 350 anos. Por causa desta efeméride, o artista receberá uma série de homenagens em seu país natal, a Holanda, no ano que vem. 

O museu Mauritshuis, na cidade de Haia, por exemplo, realizará, entre os dias 31 de janeiro e 15 de setembro, a exposição especial "Rembrandt na Mauritshuis", com diversos trabalhos do gênio holandês.

Já o Rijksmuseum, em Amsterdã, colocará, entre 15 de fevereiro e 10 de junho, todas as obras do pintor que fazem parte de seu acervo em exibição ao mesmo tempo (serão 22 pinturas, 60 desenhos e 300 gravuras, entre eles o quadro "A Ronda Noturna", na foto acima). 

E o Rembrandthuis, museu da capital holandesa que opera na antiga residência do artista, vai apresentar, entre 21 de setembro de 2019 e 16 de fevereiro de 2020, o Laboratório Rembrandt, onde novas percepções sobre o talento do mestre serão reveladas. No local, visitantes vão poder conhecer as características dos desenhos de Rembrandt. 

Para detalhes sobre toda a programação, acesse: https://bit.ly/2yqw3Bf

Orlando (Estados Unidos)

Projeção da atração Star Wars: Galaxy's Edge - Divulgação/Disney - Divulgação/Disney
Imagem: Divulgação/Disney

A cidade norte-americana de Orlando e seus arredores, no Estado norte-americano da Flórida, terão uma série de novidades em 2019.

O parque Busch Gardens, por exemplo, irá ganhar, na primavera do Hemisfério Norte no ano que vem, uma nova montanha-russa, que já recebeu o nome de Tigris, que terá cerca de 45 metros de altura e contará com carrinhos que chegarão a quase 100 km/h.

O Hollywood Studios, por sua vez, que faz parte do Walt Disney World Resort, ganhará uma atração chamada Mickey & Minnie's Runaway Railway, que promete fazer o público se sentir dentro de um desenho com Mickey e Minnie Mouse. Lá também será aberta a atração batizada de Star Wars: Galaxy's Edge, que terá um cenário que irá recriar o universo da franquia Guerra nas Estrelas. 

E o parque Aquatica promete inaugurar um novo toboágua, chamado KareKare Curl e que o público percorrerá sobre boias. 

Reino Unido

Palácio de Kensington, na Inglaterra - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Em 2019, completam-se 200 anos do nascimento da rainha Vitória, que foi monarca de uma das épocas mais gloriosas do Império Britânico. E, ao redor do Reino Unido, há uma série de exposições que contam a história deste fascinante personagem histórico. 

Localizado em Londres, o Palácio de Kensington (na foto acima), por exemplo, irá sediar, até janeiro de 2020, a exposição Victoria Revealed, exibindo objetos pessoais da rainha (como cartas e diários) e detalhes de sua vida ao lado do Príncipe Albert.  

O Castelo de Windsor, por sua vez, que fica a cerca de uma hora da capital inglesa, foi muito frequentado por Vitória e, em áreas abertas ao público, ainda exibe uma série obras de arte coletadas durante seu reinado. 

A Abadia de Westminster, em Londres, por sua vez, foi o palco da coroação da rainha, em 1838. É um local que merece ser visitado por quem gosta da monarquia britânica. 

Safáris na África

Madikwe, África do Sul - South African Tourism/Divulgação - South African Tourism/Divulgação
Imagem: South African Tourism/Divulgação

Uma das animações mais populares da história das artes, o "Rei Leão" chegará novamente aos cinemas em 2019, o que deve arrastar multidões para a frente da tela grande ao redor de todo o mundo. 

E, se você se encanta com a história de Simba e de seus amigos, por que não realizar uma viagem para ver animais selvagens africanos ao vivo?

É possível fazer isso em diversos safáris incríveis que existem na África, que, além de colocar o público frente a frente com leões, rinocerontes, guepardos e afins em seu habitat, oferecem acomodações fantásticas para o turista. 

O Madikwe Game Reserve (na foto acima), que fica na África do Sul, abriga acomodações com áreas de onde é possível ver animais circulando entre lindas paisagens naturais. 

Localizado em Botswana, o Chobe National Park, por sua vez, é lar para mais de 120 mil elefantes. E o Serengeti National Park, na Tanzânia, é um dos melhores lugares para admirar leões de perto no continente africano. 

Munique (Alemanha)

Munique, na Alemanha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Munique começará a receber voos diretos de São Paulo a partir de junho de 2019. 

A rota será operada pela companhia Latam, com aviões decolando a partir do aeroporto de Guarulhos. 

São Paulo não tem voos diretos para Munique desde 2016. A partir do ano que vem, será mais fácil visitar esta interessante cidade alemã, que abriga atrativos como a praça Marienplatz (que é cercada por obras-primas da arquitetura, Neues Rathaus), o museu da BMW e, lógicamente, a maior Oktoberfest do mundo. 

Cidades da Copa América

Imagem aérea mostra o Farol da Barra, em Salvador - Jeilson Barreto Andrade/Getty Images  - Jeilson Barreto Andrade/Getty Images
Imagem: Jeilson Barreto Andrade/Getty Images

Em 2019, o Brasil será sede da Copa América, uma das principais competições de seleções de futebol do continente americano. 

O evento esportivo, que ainda não teve sua tabela de jogos definida, será realizado entre os dias 14 de junho e 7 de julho em cinco cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador (na foto). 

Será uma época interessante para viajar para estes centros urbanos e, confraternizar, antes, durante ou depois dos jogos, com os torcedores das 12 seleções que irão participar do torneio. É bem provável que haja um clima de festa turbinado nas cidades-sede durante a competição. 

Plovdiv (Bulgária)

Cidade de Plovdiv, na Bulgária - Rocter/Getty Images/iStockphoto - Rocter/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Rocter/Getty Images/iStockphoto

Pouco conhecida entre turistas brasileiros, Plovdiv é uma das mais lindas cidades históricas da Bulgária, no Leste Europeu, recheada de românticas vielas entre edifícios antigos e dona de um teatro romano que remonta ao século 1 d.C., que ainda recebe espetáculos artísticos. 

Em 2019, Plovdiv será uma das Capitais Europeias da Cultura, sediando uma série de eventos que prometem entreter (e muito) os viajantes. 

A cidade será palco para diversos shows musicais, exibições de arte contemporânea, exposições de arte de rua e muito mais, o que deve atrair turistas de toda a Europa para Plovdiv. 

Para saber detalhes destes eventos, acesse: www.plovdiv2019.eu/en

Matera (Itália)

Cidade de Matera, na Itália - ermess/Getty Images/iStockphoto - ermess/Getty Images/iStockphoto
Imagem: ermess/Getty Images/iStockphoto

Matera, na Itália, será a outra Capital Europeia da Cultura em 2019. E, a exemplo de Plovdiv, trata-se de um centro urbano histórico muito fotogênico. 

Localizada na região da Basilicata, no sul italiano, Matera está recheada de construções talhadas no terreno montanhoso da área e vielas labirínticas perfeitas para um passeio romântico. 

Todo este cenário servirá, em 2019, como pano de fundo para uma intensa programação de eventos culturais, que incluirá apresentações musicais em espaços públicos, exibições de arte contemporânea e peças teatrais. 

Para saber mais sobre os eventos na cidade, acesse: www.matera-basilicata2019.it/en/

Detroit (Estados Unidos)

Cidade de Detroit, nos Estados Unidos - SolomonCrowe/Getty Images/iStockphoto - SolomonCrowe/Getty Images/iStockphoto
Imagem: SolomonCrowe/Getty Images/iStockphoto

Cidade que tem passado por graves crises econômicas, que dilapidaram muitas de suas paisagens, Detroit deve ganhar, em 2019, uma série de reestruturações urbanas que têm tudo para atrair mais turistas para esta lendária metrópole automobilística. 

Uma destas novidades é a Atwater Beach, uma praia artificial às margens do rio Detroit com espaço para piqueniques, áreas de alimentação e vendas de bebidas, além de espaço para recreação infantil. Há também planos para renovar a região conhecida como Central Business District e atrair, para lá, novos restaurantes, bares e espaços públicos. 

Junto com isso, Detroit e seus arredores já oferecem excelentes atrações turísticas, como o museu da gravadora Motown, que lançou trabalhos de grupos como The Supremes e Temptations. 

Fanjingshan (China)

Fanjingshan, China - chp13579753/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - chp13579753/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: chp13579753/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

A China é um país de dimensões continentais que abriga inúmeros destinos de interesse turístico, como as fascinantes metrópoles de Pequim e Xangai. 

Recentemente, uma atração relativamente desconhecida da nação asiática ganhou destaque no mundo: a montanha conhecida como Fanjingshan (em primeiro plano, na foto), que, em 2018, recebeu o título de Patrimônio Mundial pela Unesco. 

Trata-se de um destino situado na província de Guizhou, no sudoeste do território chinês, que exibe paisagens pra lá de fotogênicas e que é considerado sagrado por budistas. Na montanha e em seus arredores é possível realizar longas caminhadas no meio da natureza e ver de perto espécies exóticas como o macaco-cinzento-de-nariz-arrebitado.