Topo

O que a melhor companhia aérea do mundo tem? Conheça a Singapore Airlines

Airbus A380-800 da Singapore Airlines: empresa foi eleita a melhor companhia aérea do mundo - Divulgação/Singapore Airlines
Airbus A380-800 da Singapore Airlines: empresa foi eleita a melhor companhia aérea do mundo Imagem: Divulgação/Singapore Airlines

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

14/08/2018 04h00

Considerado uma espécie de Oscar do mercado da aviação, o prêmio Skytrax World Airline Awards elegeu a Singapore Airlines como a melhor companhia aérea do mundo. 

Sediada em Cingapura, no Sudeste Asiático, a empresa também faturou o título de "melhor primeira classe do planeta", tudo baseado em uma pesquisa que colheu a opinião de mais de 20 milhões de passageiros ao redor do globo. 

Veja também

Mas o que esta gigante dos ares tem de tão especial?

A primeira classe da Singapore Airlines oferece verdadeiros quartos para os passageiros - Divulgação/Singapore Airlines - Divulgação/Singapore Airlines
A primeira classe da Singapore Airlines oferece verdadeiros quartos para os passageiros
Imagem: Divulgação/Singapore Airlines

Segundo Goh Choon Phong, presidente da Singapore Airlines, a companhia tem como grande objetivo oferecer aeronaves e serviços da máxima qualidade para seus clientes, "para superar as expectativas que os viajantes criam antes do voo".

Em sua frota de mais de 100 jatos, a empresa opera diversos modelos Airbus A380, hoje o maior avião comercial do mundo. Nestas aeronaves, viajantes mais abastados encontram uma primeira classe que oferece verdadeiros quartos para os passageiros: são as chamadas Suites, que se encontram separadas do resto do avião por portas e janelinhas, abrigando uma cama, tela plana com centenas de opções de filmes, além de decoração assinada pelo designer francês de iates Jean-Jacques Coste.

Lagosta à thermidor servida na primeira classe da Singapore Airlines - Divulgação/Singapore Airlines - Divulgação/Singapore Airlines
Lagosta à thermidor servida na primeira classe da Singapore Airlines
Imagem: Divulgação/Singapore Airlines

As Suites também podem se transformar em acomodação para duas pessoas, em uma configuração ideal para casais que queiram viajar juntinhos e com privacidade. E as refeições, servidas em peças de porcelana, incluem receitas como lagosta à thermidor, confit de pato e filé de vitela, tudo acompanhado de vinhos caros. 

Classe executiva e econômica

As classes executiva e econômica da Singapore Airlines também estão entre as melhores do mercado da aviação: a primeira oferece assentos nos quais os passageiros podem se deitar quase que completamente e que, parcialmente cobertos, oferecem privacidade para seus ocupantes.  

Já a classe econômica, apesar de mais apertada, oferece confortáveis assentos e bom espaço para as pernas dos viajantes.

A classe executiva da empresa também oferece conforto e privacidade - Divulgação/Singapore Airlines - Divulgação/Singapore Airlines
A classe executiva da empresa também oferece conforto e privacidade
Imagem: Divulgação/Singapore Airlines

Todas as classes dos voos da empresa contam com o sistema de entretenimento KrisWorld, que, em telas de alta definição de pelo menos 11 polegadas (na executiva, há telas de 18 polegadas e, nas Suites, 32 polegadas), oferece mais de 1.500 filmes, séries televisivas, canais musicais, programas de rádio e jogos durante o voo. O dispositivo também dispõe de um programa que ensina idiomas para os passageiros, para os auxiliar a se comunicar quando chegarem a um destino estrangeiro. 

A preparação da comida servida a bordo, por sua vez, é um caso à parte: todas as receitas das refeições da Singapore são feitas para não perder sabor no ambiente do interior do avião. "A pressurização da cabine pode mudar a maneira com que as pessoas percebem os sabores", informa a companhia. "Por isso, nossos cozinheiros provam, de antemão, todas as receitas dentro de uma cabine pressurizada, para ajustar seus sabores e fazer com que elas fiquem gostosas a 10 mil metros de altura".   

O sistema de entretenimento da Singapore conta com mais de 1.500 filmes, séries e afins - Divulgação/Singapore Airlines - Divulgação/Singapore Airlines
O sistema de entretenimento da Singapore conta com mais de 1.500 filmes, séries e afins
Imagem: Divulgação/Singapore Airlines

Na classe executiva, por exemplo, são servidos queijos finos, receitas sofisticadas de culinária de países como Tailândia e China, além de café etíope. E, na econômica, os pratos também trazem variadas opções de comida internacional.   

No melhor aeroporto do mundo
A base da Singapore Airlines é o aeroporto de Changi, que serve Cingapura e que foi eleito pelo prêmio Skytrax World Airport Awards, pelo sexto ano consecutivo, como o melhor aeroporto do planeta.

Recebendo cerca de 62 milhões de passageiros anualmente, o local oferece um ambiente extremamente confortável para as pessoas à espera de um voo: abriga, por exemplo, salas de cinema gratuitas para os viajantes, um jardim com mais de mil borboletas, uma área verde cortada por um lago artificial com carpas, um jardim de girassóis ao ar livre com vista para a pista de decolagem e uma piscina no topo de um edifício (com acesso pago). 

Lounge da Singapore Airlines no aeroporto de Changi, em Cingapura - Divulgação/Singapore Airlines - Divulgação/Singapore Airlines
Lounge da Singapore Airlines no aeroporto de Changi, em Cingapura
Imagem: Divulgação/Singapore Airlines

Lá há também diversas áreas com tobogãs e outros brinquedos infantis, além de veículos que levam, gratuitamente, passageiros em longas esperas por conexões em um tour por Cingapura, durante o qual é possível admirar de perto cartões-postais como o Merlion Park (que oferece vista privilegiada para a moderna paisagem urbana da cidade-Estado) e o Gardens by the Bay.

Infelizmente, nem a Singapore Airlines opera voos no Brasil nem o aeroporto de Changi recebe voos diretos de outras companhias vindos do território brasileiro.  

Localizadas nos terminais 2 e 3 do aeroporto de Changi, salas de cinema ajudam os passageiros a passar o tempo enquanto esperam seus voos. O ingresso é gratuito e, entre os filmes exibidos, há alguns dos últimos lançamentos de Hollywood - Divulgação/Changi Airport Group - Divulgação/Changi Airport Group
Base da Singapore Airlines, o aeroporto de Changi oferece cinemas gratuitos para os passageiros
Imagem: Divulgação/Changi Airport Group