Topo

Caverna na Nova Zelândia parece céu estrelado por dentro e dá para visitar

Turistas usam barquinhos para conhecer o interior das Cavernas de Waitomo - Corin Walker Bain/Tourism New Zealand
Turistas usam barquinhos para conhecer o interior das Cavernas de Waitomo Imagem: Corin Walker Bain/Tourism New Zealand

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

10/03/2018 04h00

A Nova Zelândia já foi cenário para superproduções de Hollywood como o "Senhor dos Anéis": o país da Oceania tem paisagens que combinam (e muito) com o universo da ficção. 

Na ilha norte do território neozelandês, a cerca de três horas de carro da cidade de Auckland, ficam as chamadas Cavernas de Waitomo, com interiores que lembram céus intensamente estrelados.

Boias também podem ser usadas nas visitas às cavernas - Shaun Jeffers/Tourism New Zealand - Shaun Jeffers/Tourism New Zealand
Boias também podem ser usadas nas visitas às cavernas
Imagem: Shaun Jeffers/Tourism New Zealand

Grande parte destes locais é aberta a visitas turísticas: os viajantes podem ingressar nas entranhas das cavernas a pé, de boia e de barco e, ao olhar para os tetos e paredes, sentem que estão debaixo de uma constelação.

O fenômeno ocorre por causa da presença de pequenos insetos da espécie Arachnocampa luminosa, que têm o costume de se alojar em grutas úmidas e emitem luz pelo processo de bioluminescência, como se fossem vagalumes, segundo o Tourism New Zealand, órgão que promove a Nova Zelândia turisticamente no Brasil.

A palavra Waitomo é composta pela junção das palavras de origem maori "wai" (água) e "tomo" (buraco). É uma região com uma complexa rede de 45 quilômetros de cavernas, grutas calcárias e rios subterrâneos, que podem ser facilmente acessados por viajantes de todas as idades.

Além do teto iluminado, a caverna de Waitomo tem lindas paisagens em seu interior - Waikato Tourism Holdings/Tourism New Zealand - Waikato Tourism Holdings/Tourism New Zealand
Além do teto iluminado, as cavernas de Waitomo têm lindas paisagens em seu interior
Imagem: Waikato Tourism Holdings/Tourism New Zealand

É necessário reservar um passeio guiado para explorar as cavernas. Uma das empresas indicadas é a Waitomo Glowworm Caves, que oferece opções para todas as idades, não importando o nível do preparo físico do turista. O tour mais popular tem duração de 45 minutos, inclui uma rápida caminhada e um passeio de barco para visualizar os 'glowworms' (como são chamados os insetos bioluminescentes).

Além da emissão de luz gerada pelas larvas, os turistas que exploram as Cavernas de Waitomo têm a chance de admirar estalactites e estalagmites. 

Na área é ainda possível participar da atividade chamada de Black Labyrinth: trata-se de um passeio com boias indicado apenas para maiores de 12 anos de idade e que leva os turistas em um percurso de três horas no interior da caverna Ruakari.

No trajeto, os viajantes devem superar quedas d'água e espaços apertados. Além disso, os participantes podem admirar o teto iluminado das cavernas deitados nas boias

O interior das Cavernas de Waitomo pode ser explorado por gente de diversas idades - SHAUN JEFFERS/Tourism New Zealand - SHAUN JEFFERS/Tourism New Zealand
O interior das Cavernas de Waitomo pode ser explorado por gente de diversas idades
Imagem: SHAUN JEFFERS/Tourism New Zealand