Topo

Da Argentina à Colômbia, conheça Patrimônios da Unesco na América do Sul

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

10/02/2018 04h00

Na América do Sul, existem diversos lugares que, por causa de sua importância histórica, arquitetônica ou natural, são considerados Patrimônios Mundiais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Nesta lista, há cidades, sítios arqueológicos e até recantos de ecoturismo de enorme beleza, que devem estar no roteiro de quem ama viajar pelo mundo. Conheça sete Patrimônios da Unesco que existem nos países vizinhos do Brasil. 

Parque Nacional Los Glaciares

Perito Moreno tem paredões de gelo de até 60m de altura e fachada de 5km de extensão - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Quer se surpreender com a imponência da natureza em uma viagem pela América do Sul? Vá ao Parque Nacional Los Glaciares, no sul da Argentina. Aqui, o grande destaque é a geleira Perito Moreno (foto), que tem aproximadamente 60 metros de altura e que pode ser admirada de ângulos privilegiados por quem visita o local. E as atrações não param por aí: o parque também abriga lindas montanhas, florestas com variada fauna e o famoso Lago Argentino.

Centro histórico de Sucre

Cidade de Sucre, na Bolívia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Bolívia não tem apenas as montanhas nevadas dos Andes para mostrar. No país de Evo Morales está uma das cidades mais lindas da América do Sul: é Sucre, cujo centro histórico é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Extremamente agradáveis para uma caminhada, as ruazinhas do local são marcadas por imponentes casarões coloniais e igrejas que remontam ao século 16. Entre os destaques estão a Basílica de San Francisco (com altares em estilo barroco) e Convento de San Felipe de Neri, com um lindo pátio construído em estilo neoclássico. 

Galápagos

Ilhas Galápagos, no Equador - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Dono de um dos cenários naturais mais ricos da América do Sul, o arquipélago de Galápagos, no Equador, não poderia ficar de fora da lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. Lá existem espécies únicas como a tartaruga-gigante-de-galápagos e a iguana-terrestre, compondo uma fauna fascinante que pode ser admirada pelos turistas ao lado de lindas paisagens marítimas. Galápagos fica a quase 1.000 quilômetros do costa continental do Equador, mas é uma visita que costuma encantar quem ama a natureza. 

Centro histórico de Santa Cruz de Mompox

Santa Cruz de Mompox, na Colômbia - DC_Colombia/iStock - DC_Colombia/iStock
Imagem: DC_Colombia/iStock

Na América do Sul, a Unesco também tem como Patrimônio Mundial o centro histórico de Santa Cruz de Mompox, na Colômbia, fundada no século 16 e com um centro urbano com lindíssimas igrejas, pracinhas e a obra de arte arquitetônica conhecida Palacio de San Carlos de Borromeo. Segundo a Unesco, Mompox tem um centro histórico muito bem preservado e que "representa um retrato excepcional de como era uma cidade colonial espanhola" na América do Sul. As águas do rio Magdalena completam o cenário deste destino turístico.  

Machu Picchu

Machu Picchu: Considerada Patrimônio Histórico da Humanidade desde 1983, e um dos principais destinos turísticos do Peru, a cidade pré-colombiana possui uma localização delicada: ficar no topo de um vale, a 2400m de altitude. - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Não é difícil entender a razão de o sítio arqueológico de Machu Picchu ser um dos destinos turísticos mais famosos da América do Sul. Mesmo constantemente lotado de visitantes, esta área recheada de ruínas incas e cercada por montanhas verdejantes ainda têm potencial para fazer o turista se sentir um explorador de um mundo perdido. E, antes de ir a Machu Picchu, não deixe de explorar a cidade de Cuzco, também considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.    

Centro histórico de Colônia do Sacramento

Colônia do Sacramento, no Uruguai - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Com charmosas paisagens antigas e românticas vielas para um passeio a pé, Colônia do Sacramento é um dos destinos turísticos mais interessantes do Uruguai. Fundado no século 17, o local tem um centro histórico considerado Patrimônio Mundial pela Unesco e surpreende os visitantes com cartões-postais como a Plaza Mayor (em cujos arredores fica a Basílica del Santísimo Sacramento) e um farol erguido no século 19. Carros antigos parados em ruelas e casinhas com lamparinas completam a paisagem. 

Centro histórico de Valparaíso

Casas coloridas são a marca registrada de Valparaíso, no Chile - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Valparaíso é outra cidade sul-americana que aparece na lista dos Patrimônios Mundiais da Unesco. Situada em uma área portuária recheada de colinas sobre o oceano Pacífico, o lugar é um dos destinos mais visitados e fotogênicos do Chile, com ruazinhas íngremes cheias de antigas casas coloridas e os famosos ascensores que transportam os turistas para cima e para baixo. É um lugar que, segundo a Unesco, "representa um excelente exemplo do desenvolvimento urbano e arquitetônico ocorrido na América Latina no final do século 19".