Topo

Veja 10 destinos certeiros de praia no Brasil para visitar neste verão

Marel Vincenti

Colaboração para o UOL

29/12/2017 04h00

Janeiro no Brasil combina com praia. Com a chegada do verão, as temperaturas no litoral do país tendem a subir e gerar um ambiente mais do que propício para pegar um bronze.

Saiba tudo sobre os 10 destinos campeões para curtir férias à beira-mar. 

1- Fernando de Noronha (PE)

Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, é a melhor praia do mundo, segundo TripAdvisor - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O arquipélago de Fernando de Noronha abriga o que, para muitos viajantes, são as praias mais lindas do Brasil. Não faltam opções de diversão e contemplação da natureza por lá: a Praia do Leão, por exemplo, tem um aspecto selvagem e perfeito para fotos. Já a Baía do Sancho é banhada por um mar que apresenta uma coloração verde-esmeralda, tem sua paisagem marcada por uma falésia e fica perto do cartão-postal Morro Dois Irmãos. E a Baía dos Porcos é outra visão de sonho. Além disso, as águas que cercam Fernando de Noronha abrigam alguns dos melhores pontos de mergulho do país. 

2- Ilhabela (SP)

Praia de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo - Celina Cardoso/UOL - Celina Cardoso/UOL
Imagem: Celina Cardoso/UOL

Ilhabela é uma das grandes estrelas do lindo litoral norte do Estado de São Paulo. Este pedaço de terra, afinal, abriga faixas de areia verdadeiramente paradisíacas, como a praia de Castelhanos (onde o encontro do mar com a areia forma uma imagem que lembra um coração) e a praia da Feiticeira. Se a intenção for caminhar no meio da natureza, faça uma trilha até o Bonete, uma praia isolada e bela onde existe uma comunidade de pescadores. Em Ilhabela, tampouco faltam cachoeiras (a cachoeira do Veloso é uma das mais famosas delas) e ótimas pousadas e restaurantes. É um lugar para tirar férias e se esquecer da vida. 

3- Conde (PB)

Tambaba - Paraíba - Rafael Illuminato/UOL - Rafael Illuminato/UOL
Imagem: Rafael Illuminato/UOL

João Pessoa tem belas praias, mas, a apenas 30 quilômetros da capital paraibana, fica o município de Conde, que abriga paisagens litorâneas que parecem pintura. Os destaques do lugar são as praias de Coqueirinho (cercada por densos coqueirais e com águas ótimas para um mergulho) e a praia de Tambaba (onde existe uma área reservada para naturistas). Muitas das orlas de Conde são protegidas por enormes falésias, onde os turistas podem subir (às vezes com passeios de bugue) e curtir visões panorâmicas da paisagem de posições privilegiadas. Entre estes pontos de observação se destaca o Mirante do Urubu. 

4- Ilha Grande (RJ)

Praia do Aventureiro, em Ilha Grande, no Rio de Janeiro - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A cidade do Rio de Janeiro abriga lindas praias, mas, ao viajar pela área, vale a pena explorar outros destinos litorâneos que o Estado tem para oferecer. Um deles é Ilha Grande, com alguns dos cenários praianos mais fantásticos do Brasil. Aqui, os destaques são as paradisíacas praias cercadas por densos trechos de mata Atlântica. Entre os principais cartões-postais da ilha estão a Praia de Lopes Mendes (para muitos turistas, uma das mais belas do país), a Praia Preta e a Praia do Aventureiro. Trilhas no meio da mata, visitas a cachoeiras e caminhadas pela agradável Vila do Abraão (que reúne lojinhas e restaurantes) completam o cardápio do passeio. 

5- Itacaré (BA)

Itacaré, na Bahia - Camila1111/iStockphoto - Camila1111/iStockphoto
Imagem: Camila1111/iStockphoto

Com mais de 1.000 quilômetros de extensão, o litoral baiano é o maior do Brasil. E, logicamente, não faltam visões paradisíacas por lá. Entre tantos destinos litorâneos bonitos (como Morro de São Paulo, Trancoso e Península de Maraú), um lugar que merece destaque é Itacaré, dono de praias selvagens que costumam seduzir turistas do mundo inteiro. A Prainha (com sua orla parcialmente forrada por trechos de mata Atlântica), a Praia da Engenhoca (que, quando vazia, lembra o cenário de uma ilha deserta) e Itacarezinho (com uma longa faixa de areia fofa ótima para caminhadas) estão entre os cartões-postais imperdíveis deste balneário baiano. 

6- Ilha do Mel (PR)

Ilha do Mel, no Paraná - Renato Alves da Costa/www.flickr.com/photos/renatoalves/3137963711 - Renato Alves da Costa/www.flickr.com/photos/renatoalves/3137963711
Imagem: Renato Alves da Costa/www.flickr.com/photos/renatoalves/3137963711

A Ilha do Mel é um dos destinos de praia mais bonitos do sul do Brasil. Trata-se de um lugar onde não há carros e sobram orlas que encantam quem está em busca de muito contato com a natureza. Entre elas, se destacam as lindas Praia de Fora, da Ponta do Joaquim e Praia Grande. Em tours pela ilha, os turistas também têm a chance de admirar outros cartões-postais naturais, como a Gruta das Encantadas, além de fazer uma bela caminhada até o Farol das Conchas, no topo de uma colina. Na Ilha do Mel, é possível encontrar bares, restaurantes e pousadas na área conhecida como Nova Brasília. 

7- Guarapari (ES)

A praia da Bacutia, na Enseada Azul, é um dos pontos jovens mais badalados do verão, em Guarapari - Otavio Moulin/UOL - Otavio Moulin/UOL
Imagem: Otavio Moulin/UOL

O Espírito Santo é outro dos Estados do Sudeste que têm praias concorridas. Guarapari é um dos mais famosos desses balneários, atraindo (pela relativa proximidade) muitos viajantes de Minas Gerais. A Praia da Areia Preta, por exemplo, é conhecida por sua areia monazítica, que, acredita-se, é benéfica à saúde. Já Meaípe é uma das mais agitadas orlas da cidade. E a área de Enseada Azul, por sua vez, abrange praias como Mucumã, Peracanga e Bacutia, oferecendo ótimas áreas para um banho de mar. Em Guarapari, não deixe de provar a deliciosa e autêntica moqueca capixaba.  

8- Porto de Galinhas (PE)

Porto de Galinhas (PE) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Porto de Galinhas atrai com sua excelente infraestrutura hoteleira, um centrinho marcado por excelentes restaurantes e, acima de tudo, uma orla de beleza única. A imagem mais famosa deste balneário pernambucano são as piscinas naturais que se formam em seu oceano quando a maré está baixa (e que podem ser visitadas em tours de jangada). Nas águas de Porto de Galinhas também vale a pena fazer snorkel e, para quem tem preparo, mergulho em maiores profundidades. 

9- Canoa Quebrada (CE)

CANOA QUEBRADA: No Litoral Leste do Ceará, a praia mais badalada talvez seja a deslumbrante Canoa Quebrada, com suas falésias e também com o charme de uma vida noturna agitada, especialmente nos meses de verão e nas férias brasileiras de julho. Situada no município de Aracati, a 160 km da capital, Canoa também é lugar para os amantes de aventura e uma das pedidas é sobrevoar a praia  de paramotor (espécie de paraquedas motorizado) - Gabriel Carvalho/UOL - Gabriel Carvalho/UOL
Imagem: Gabriel Carvalho/UOL

Entre tantos destinos litorâneos belíssimos do Ceará, o balneário de Canoa Quebrada é um dos mais interessantes. Sua orla é marcada por enormes falésias avermelhadas (algumas com aproximadamente 30 metros de altura), que ficam ao lado de faixas de areia fofa pontuadas por jangadas e banhadas por um mar que costuma ser muito agradável para os banhistas. E trata-se de um lugar com boa infraestrutura hoteleira e, principalmente no verão, vida noturna agitada, o que o faz ser um bom destino para passar alguns dias de férias. 

10- Florianópolis (SC)

Praia de Florianópolis - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Não faltam lindas faixas de areia em Santa Catarina, e algumas das mais famosas delas estão justamente em sua capital, Florianópolis. Esta cidade do sul do país fica extremamente agitada durante o verão, oferecendo faixas de areia para todos os gostos. A Praia da Lagoinha do Leste (com um cenário forrado por mata Atlântica) e a Ilha do Campeche (com um mar muito bom para fazer snorkel) sao ideais para quem quiser estar em um ambiente selvagem e com muito contato com a natureza. A Praia Mole, por sua vez, é frequentada por um animado público jovem. E Jururê Internacional, que se encontra cercada por restaurantes e bares refinados, costuma agradar os endinheirados.