Topo

Como os brasileiros pretendem viajar em 2018? Pesquisa revela tendências

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

09/11/2017 14h39

Taxa de câmbio, TV, sonhos de consumo... 2018 vai ser um ano quente para os brasileiros que adoram viajar. Pelo menos é o que acredita uma pesquisa do site Booking.com, que combinou informações de mais de 128 milhões de avaliações de hóspedes reais com uma pesquisa com 19 mil viajantes de 26 países.

Veja também

Olho no bolso

Segundo o levantamento, 68% dos brasileiros levará a taxa de câmbio em consideração ao planejar as viagens do ano e 61% analisarão a situação econômica de um destino antes de tomar a decisão de viajar. 35% também planejam fazer mais compras nas lojas duty free em 2018 e o mesmo número sairá de férias especificamente para comprar artigos de moda por serem mais baratos que no Brasil.

Onde ficar

Em 2018, aluguéis de temporada serão ainda mais populares, com 34% dos brasileiros pretendendo prefere ficar num aluguel do que num hotel. Interessados em uma experiência local, 30% buscarão informações com o anfitrião sobre comida regional e lugares para visitar.

Viagem a um clique

85% dos viajantes pretendem postar diariamente nas mídias sociais. 63% desejam destinos personalizados. Mais da metade dos viajantes brasileiros (59%) utilizará mais aplicativos de viagem e 55% usará o celular para planejar as atividades.

Pouco mais de um terço (34%) dos viajantes brasileiros diz que se sente confortável em deixar o computador planejar sua próxima aventura com base nos dados de seu histórico de viagens.

Mais de 7 em cada 10 viajantes brasileiros (74%) dizem que gostariam de uma 'prévia' do destino por meio de realidade virtual, enquanto 66% acham que sugestões personalizadas em relação a destinos e atividades os encoraja a reservar uma viagem.

Realização de um sonho

67% dos viajantes brasileiros tem ambiciosos planos de viagem em mente e a grande maioria destes (91%) irá focar em conhecer pelo menos alguns de seus destinos dos sonhos no ano que vem. 42% querem visitar uma ilha paradisíaca e 42% vão em busca de fortes emoções em algum parque temático famoso.

Em 2018, quase metade dos viajantes brasileiros (42%) irá considerar como destino de férias algum lugar que visitaram na infância.

Programas de TV, filmes, esportes e, particularmente, as redes sociais terão uma influência crescente e significativa sobre as decisões de reserva. Ler blogs ou assistir recomendações de youtubers serão fontes de ideias para 49% dos viajantes e locações de séries de TV, filmes ou clipes musicais ganharão mais de 38% dos turistas brasileiros no próximo ano.

As principais locações de séries que os visitantes brasileiros mais querem visitar em 2018 são Croácia, Espanha e Islândia, inspirados por Game of Thrones (35%), Nova York e Manhattan por conta da série Billions (23%), o próprio Nordeste do país, em função da novela Velho Chico. Londres, onde se passam as séries Sherlock e The Crown, também é uma opção (20% e 16%, respectivamente).

Relax ou fitness

Quase o dobro de pessoas planejando fazer viagens relacionadas à saúde e tranquilidade no próximo ano, se comparado a 2017 (de 13% em 2017 para 21% em 2018).

Outras atividades inspiradas em saúde e bem-estar que vêm com força nas tendências de viagem em 2018 incluem visitar um spa ou fazer tratamentos de beleza (33%), ciclismo (29%), esportes aquáticos (27%), tirar férias para fazer um detox total (22%), corrida (20%) e fazer um retiro de ioga (14%).

Nada de solidão

Quando perguntados quem seriam seus prováveis companheiros de viagem, o segmento com maior aumento se comparado a 2017 foi viajar com um grupo de amigos, que aumentou de 19% a 26% entre os brasileiros.