Topo

Expectativa X realidade: 7 atrações famosas que são menores do que parecem

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

08/11/2017 04h00

Diversos monumentos turísticos ao redor do mundo costumam aparecer grandiosos em cartões-postais. De perto, muitos são menores e menos imponentes do que parecem (e, em alguns casos, frustram viajantes). Veja sete patrimônios turísticos famosíssimos que podem surpreender  você (negativamente!).

Leia também

Mona Lisa

Mona Lisa, no museu do Louvre - Reprodução/Leonardo Da Vinci - Akifukami/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - Reprodução/Leonardo Da Vinci - Akifukami/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Reprodução/Leonardo Da Vinci - Akifukami/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

A Mona Lisa é uma das pinturas mais célebres do mundo, além de ser o quadro mais procurado do museu do Louvre, em Paris. Sua fama, porém, é inversamente proporcional ao seu tamanho: a obra de Leonardo da Vinci tem dimensões de apenas 77 centímetros por 53 centímetros. Some a isso o fato de o quadro ficar atrás de um vidro blindado e separado do público por uma espécie de cordão de isolamento: às vezes, os visitantes levam binóculos para admirar a pintura.

Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade, em Nova York - Getty Images - Jewel Sama/AFP - Getty Images - Jewel Sama/AFP
Imagem: Getty Images - Jewel Sama/AFP

Símbolo do país mais poderoso do mundo, a Estátua da Liberdade ergue, de maneira imponente, uma tocha sobre as águas que banham Nova York. Trata-se de um monumento que, visto de determinados ângulos, parece ser tão grande quanto os mais altos arranha-céus da Big Apple. Mas essa não é realidade: a estátua não é pequena, mas tampouco é gigantesca, como muitos imaginam: sua altura é de 46 metros, quase equivalente a um prédio de 15 andares (o Empire State, por exemplo, tem mais de 380 metros de altura).

Pequena Sereia

Estátua da Pequena Sereia, em Copenhague - EFE/Nikolai Linares - Jukka/www.flickr.com/photos/jukk_a/32671056884 - EFE/Nikolai Linares - Jukka/www.flickr.com/photos/jukk_a/32671056884
Imagem: EFE/Nikolai Linares - Jukka/www.flickr.com/photos/jukk_a/32671056884

A história da Pequena Sereia foi escrita pelo dinamarquês Hans Christian Andersen e, em Copenhague, há uma estátua da personagem que é uma famosíssima atração turística. Em fotos e cartões-postais, o monumento passa a impressão de ser muito grande. Ao vivo, porém, os visitantes descobrem que se trata de uma estátua diminuta e singela. Não fosse pelas multidões de turistas que se aglomeram ao redor dela, não seria muito fácil encontrá-la na paisagem da via Langelinie (onde a sereia está localizada).

Esfinge

Esfinge do Egito - Marcel Vincenti/UOL - Karina Gouvea/UOL - Marcel Vincenti/UOL - Karina Gouvea/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL - Karina Gouvea/UOL

A Esfinge fica ao lado das Pirâmides de Gizé e, nas fotos, intriga turistas do mundo inteiro com seu corpo felino e rosto sem nariz. Em muitos retratos, ela aparece na frente da pirâmide de Quéfren, adquirindo uma dimensão maior do que seu tamanho real: a Esfinge, na verdade, não é tão grande assim: o monumento tem “apenas" 20 metros de altura, enquanto Quéfren tem mais de 130 metros de altura (esta sim uma construção imponente de verdade).

Mount Rushmore

Mount Rushmore, nos Estados Unidos  - National Park Service - Runner1928/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en - National Park Service - Runner1928/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en
Imagem: National Park Service - Runner1928/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en

No montanha conhecida como Mount Rushmore, no Estado norte-americano de South Dakota, estão esculpidos os rostos de quatro dos principais presidentes da história dos Estados Unidos: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln. Não há como negar que, nas fotos, as faces presidenciais parecem gigantescas. Na realidade, não são tão grandes assim: elas têm cerca de 18 metros de altura e, via de regra, só podem ser admiradas de longe, o que diminui ainda mais sua imponência.

Stonehenge

Stonehenge, na Inglaterra - Gatty Images - AJ Butler/Panoramio - Gatty Images - AJ Butler/Panoramio
Imagem: Gatty Images - AJ Butler/Panoramio

Construído há milhares de anos, Stonehenge é o mais famoso sítio arqueológico da Inglaterra. Há gente, porém, que vai até lá pensando que encontrará um lugar histórico com a imponência de Machu Picchu. Ledo engano: o local é bem menor em tamanho e as enigmáticas rochas que compõem sua paisagem têm pouco mais de quatro metros de altura. E, para completar, o sítio arqueológico fica hoje bem ao lado de uma rodovia, o que acaba com aquela sensação de isolamento que lugares com este perfil deveriam proporcionar. Mas, mesmo assim, é um passeio interessante para ser feito.

Manneken Pis

Manneken Pis, em Bruxelas - Pbrundel/Creative Commons - Francisco Antunes/www.flickr.com/photos/vilavelosa/4997900561 - Pbrundel/Creative Commons - Francisco Antunes/www.flickr.com/photos/vilavelosa/4997900561
Imagem: Pbrundel/Creative Commons - Francisco Antunes/www.flickr.com/photos/vilavelosa/4997900561

Esta é uma atração que é não tão conhecida mundialmente, mas que é extremamente popular na cidade de Bruxelas, na Bélgica. Trata-se da estátua de bronze batizada de Manneken Pis, que reproduz um menino fazendo xixi dentro de uma fonte (e que, regularmente, é fantasiada com roupas). Ninguém pode exigir que a escultura de uma criança seja enorme, mas esta é realimente pequena: tem apenas 60 centímetros de altura. Surpreende que ela atraia legiões de pessoas todos os dias, que se aglomeram ao seu redor e impede que muita gente veja a estátua de perto.