Topo

Além de Orlando e Miami: veja destinos da Flórida que merecem uma visita

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

06/10/2017 04h00

Os parques de diversão de Orlando e a badalação de Miami são dois dos principais atrativos da Flórida. Mas o Estado norte-americano não se resume apenas a isso: a região abriga lindas praias, áreas de aspecto selvagem, um espaço com foguetes da Nasa e cidades tão desconhecidas quanto charmosas. Abaixo, veja sete destinos que merecem ser explorados no "Sunshine State".

Kennedy Space Center

Kennedy Space Center, na Flórida - Divulgação/Visit Florida - Divulgação/Visit Florida
Imagem: Divulgação/Visit Florida

Quer conhecer histórias fascinantes da exploração espacial? Então, não deixe de visitar o Kennedy Space Center Visitor Complex, localizado a cerca de 80 km de Orlando. No local, o público admira de perto modelos de foguetes, satélites e naves espaciais que realizaram importantes missões para a Nasa fora da Terra, além de roupas originais de astronautas famosos, como a vestimenta do lendário Alan Shepard, que, segundo a Nasa, ainda exibe resquícios de poeira lunar (ele pisou na lua em 1971).

St. Augustine

Cidade de St. Augustine, na Flórida  - Divulgação/Visit Florida - Divulgação/Visit Florida
Imagem: Divulgação/Visit Florida

Localizada no nordeste da Flórida, St. Augustine foi criada em 1565 e é, segundo o Visit Florida (órgão que promove o turismo no Estado norte-americano), a cidade fundada por europeus continuamente habitada mais antiga dos Estados Unidos. Com ruazinhas e praças ideais para passeios a pé, o local ainda abriga lindas construções históricas, como o complexo arquitetônico do Flager College (na foto, que remonta ao século 19), a Oldest Wooden School House (uma linda casa feita com madeira de cipreste e cedro do século 18) e uma antiga cadeia repleta de lendas.

Tampa

Cidade de Tampa, na Flórida - Divulgação/Visit Florida - Divulgação/Visit Florida
Imagem: Divulgação/Visit Florida

Outra cidade que merece uma visita na Flórida é Tampa, situada no oeste do estado americano e banhada pelas águas da Tampa Bay. Trata-se de um dos mais agradáveis centros urbanos desta região dos Estados Unidos, repleto de parques, locais para caminhadas ao lado de rios (como o Tampa Riverwalk, que passa ao lado do rio Hillsborough) e excelentes instituições culturais, como o Straz Center, que sedia grandes espetáculos de ópera. E se você não quiser abrir mão de curtir um parque de diversões, saiba que, em Tampa, fica o Busch Gardens, cheio de montanhas-russas. 

Florida Keys

Key Largo, Florida Keys, Estados Unidos - Julie Fletcher/Visit Florida - Julie Fletcher/Visit Florida
Imagem: Julie Fletcher/Visit Florida

Localizado ao sul de Miami, o arquipélago de Florida Keys abriga algumas das paisagens litorâneas mais lindas da Flórida. Aqui, vale a pena alugar um carro e, através de estradas cercadas pelo mar, explorar pedaços de terra como Key West (com lindas ruas cercadas por palmeiras e onde está uma antiga casa de Ernest Hemingway, hoje museu), Islamorada (com praias banhadas por água cristalina e um dos mais famosos centros de mergulho e snorkel dos Estados Unidos) e Key Largo (na foto, com praias ideais para relaxar).

Dry Tortugas National Park

Dry Tortugas National Park - Divulgação/Visit Florida - Divulgação/Visit Florida
Imagem: Divulgação/Visit Florida

O Dry Tortugas National Park faz parte de Florida Keys, mas, por sua paisagem única e fascinante, merece um capítulo à parte. O local abriga o Fort Jefferson, uma fortaleza construída durante o século 19 com mais de 16 milhões de tijolos no meio de um mar cristalino. O local é aberto a visitas turísticas e oferece vistas incríveis para o cenário natural paradisíaco que o cerca. O parque nacional também abriga belas ilhas, como Loggerhead Key (marcada por um farol) e Bush Key, lar para uma enorme variedade de pássaros.

Tour de aerobarco

Passeio de aerobarco, na Flórida - David Blaikie/Creative Commons - David Blaikie/Creative Commons
Imagem: David Blaikie/Creative Commons

Cansou de ver animais nos ambientes relativamente artificiais dos parques de diversão de Orlando e arredores? Caso a resposta seja sim, saiba que, na Flórida, é possível realizar passeios de aerobarco (esse veículo na foto acima) em áreas aquáticas verdadeiramente selvagens, durante os quais as embarcações ingressam em lagos, rios e zonas pantanosas, permitindo que os turistas cheguem bem perto de bichões como jacarés. Uma das empresas mais famosas que realizam o tour é a Boggy Creek Airboat Rides, sediada em Kissimmee (a menos de 40 quilômetros de Orlando).

Fort Lauderdale

Fort Lauderdale, na Flórida - Divulgação/Visit Florida - Divulgação/Visit Florida
Imagem: Divulgação/Visit Florida

Situada a cerca de 50 km ao norte de Miami, Fort Lauderdale é outra das cidades da Flórida que têm tudo para encantar o turista. É um centro urbano que oferece agradáveis praias, passeios com embarcações em seus canais e opções infindáveis de bons restaurantes e bares. Lá também está o NSU Art Museum, um excelente centro cultural da Flórida. E o Sawgrass Mills, um dos mais famosos outlets da Flórida, fica lá perto, na cidade de Sunrise, a aproximadamente 25 km de distância.