Topo

Paraísos do outro lado do mundo: conheça as praias mais lindas da Ásia

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

05/09/2017 04h00

Mesmo estando do outro lado do mundo, as praias da Ásia têm atraído muitos turistas brasileiros. E é compreensível: países como Tailândia, Indonésia, Filipinas e Vietnã exibem faixas litorâneas que são verdadeiros paraísos, reúnem viajantes em busca de muita festa e não têm um custo de vida alto. Veja dez dos destinos praianos mais lindos da região asiática.

Ilhas Phi Phi, Tailândia
Maya Bay - Spotter NL/Creative Commons - Spotter NL/Creative Commons
Imagem: Spotter NL/Creative Commons

A ilha de Phi Phi Leh, no litoral sudoeste da Tailândia, ficou famosa mundialmente após servir de cenário para o filme “A Praia”, lançado em 2000 e estrelado por Leonardo DiCaprio. A baía paradisíaca que aparece na obra se chama Maya Bay (na foto) e pode ser visitada por turistas em passeios de barco. Apesar de se encontrar frequentemente lotado de viajantes, o lugar não perde sua beleza, com uma água verde-esmeralda cercada por enormes paredões de calcário – e é, sem dúvida, uma das paisagens litorâneas mais lindas do mundo. Ali perto fica a ilha de Phi Phi Don, com infraestrutura hoteleira (não é possível dormir em Phi Phi Leh) e festas insanas rolando em suas areias quase todas as noites. 

Ilhas Perhentian, Malásia
Ilhas Perhentian - Achili Family/Creative Commons - Achili Family/Creative Commons
Imagem: Achili Family/Creative Commons

As ilhas Perhentian, na Malásia, não exibem as mesmas formações rochosas imponentes das ilhas Phi Phi: sua beleza é mais simples, mas, ainda assim, encantadora. As águas que banham a areia fofa desses pedaços de terra são calmas e translúcidas –fazendo das Perhentian um dos melhores lugares para praticar snorkel e mergulho na Ásia. E há muito o que ver sob a superfície do mar, de inúmeros peixes coloridos, passando por tartarugas-marinhas e terminando em fantásticos corais. Em terra firme, os turistas se hospedam em bangalôs rústicos (e pé na areia) que existem nas vilas de Long Beach e Coral Bay, onde é possível conhecer turistas (especialmente jovens) do mundo inteiro.

Bali, Indonésia
Bali - Thomas Depenbusch/Creative Commons - Thomas Depenbusch/Creative Commons
Imagem: Thomas Depenbusch/Creative Commons

A ilha indonésia de Bali é uma verdadeira instituição turística da Ásia, juntando praias de aspecto selvagem, orlas com resorts cinco estrelas, ondas excelentes para o surfe, vida noturna agitada e áreas recheadas de arrozais e templos hinduístas –que são perfeitas para serem explorada de bicicleta. Na vila de Ubud, no interior da ilha, é possível encontrar animados bares, restaurantes e lojas de excelentes artesanatos. Para curtir a paisagem litorânea de Bali de um lugar privilegiado, vale a pena ir até o Rock Bar, que fica sobre o oceano Índico e oferece um ângulo perfeito para admirar o pôr do sol. E, se a intenção for passar o dia deitado na areia, duas das mais populares opções são as praias de Legian e Bingin.

Goa, Índia
Goa Arambol - Ridinghag/Creative Commons - Ridinghag/Creative Commons
Imagem: Ridinghag/Creative Commons

A Índia tem um litoral gigantesco, onde se destaca um lindíssimo destino praiano: o balneário de Goa. Trata-se de um lugar que reúne diversas orlas de areia fofíssima, densos coqueirais e, em muitas de suas faixas de areia, um clima hippie que atrai turistas do mundo inteiro. Aqui, os destaques são as praias de Agonda, Palolem, Anjuna e Arambol (na foto). As três últimas oferecem pousadinhas rústicas, bons restaurantes e um interminável agito provocado pelo grande fluxo de mochileiros que circulam pela região. Ah, sim: de vez em quando, alguma vaca aparece passeando na areia.

Palawan, Filipinas
Palawan - Philipine Fly Boy/Creative Commons - Philipine Fly Boy/Creative Commons
Imagem: Philipine Fly Boy/Creative Commons

As Filipinas são um dos maiores arquipélagos do mundo e, logicamente, abrigam dezenas de paisagens litorâneas fascinantes. Muitas delas podem ser encontradas na província de Palawan, como as praias de Nacpan, Duli e Mariposa. Os turistas também frequentam área com o objetivo de explorar o inacreditável arquipélago de Bacuit, cuja beleza lembra algumas das mais lindas imagens marítimas da Tailândia. O local exibe enorme paredões de calcário envolvendo águas cristalinas e é perfeito para ser percorrido de barco (e é recomendável passar pelo menos dois dias navegando por este cenário idílico). As imagens serão inesquecíveis.

Koh Rong, Camboja
Camboja Koh - Wikirictor/Creative Commons - Wikirictor/Creative Commons
Imagem: Wikirictor/Creative Commons

O Camboja atrai mais turistas pode causa de seus fascinantes monumentos históricos (como o sítio arqueológico de Angkor Wat) do que por suas praias. O país não tem uma costa muito grande, mas algumas surpresas se encondem nesta região litorânea. Uma delas é a ilha de Koh Rong, que exibe pacatas praias de areia branca e águas calmas e cristalinas –perfeitas para o turista descansar depois de ter explorado as paisagens urbanas um tanto caóticas do Camboja. Um dos melhores lugares para se hospedar em Koh Rong é na praia de Sok San, que oferece bangalôs quase na beira do mar.

Maldivas
Maldivas - Chi King/Creative Commons - Chi King/Creative Commons
Imagem: Chi King/Creative Commons

O arquipélago das Maldivas oferece um custo de vida mais caro do que os destinos citados anteriormente nesta matéria. Aqui, a graça é se hospedar em resorts sofisticados que oferecem piscinas ao lado da areia e bangalôs erguidos sobre um dos mares mais cristalinos do mundo (como pode ser visto na foto). Os excelentes hotéis Diamond Thudufushi, Baros Maldives, Cocoa Island by COMO, Amilla Fushi e o Park Hyatt Maldives Hadahaa são alguns dos estabelecimentos que oferecem acomodações que ficam literalmente sobre a água. Nos pacotes, também estão inclusos o uso de praias privativas e áreas no oceano onde é possível praticar mergulho e snorkel.

Mirissa, Sri Lanka
Mirissa - Patty Ho/Creative Commons - Patty Ho/Creative Commons
Imagem: Patty Ho/Creative Commons

Localizado ao sul da Índia, a ilha de Sri Lanka é famosa por seus templos budistas. Mas o país asiático também abriga belas praias cercadas pelo oceano Índico. As orlas da região não costumam ser banhadas por uma água cristalina (como acontece em muitos lugares da Tailândia ou das Maldivas), mas oferecem paisagens para quem gosta de ambientes de aspecto selvagem, com faixas de areia cercadas por coqueirais e densa mata. Uma das praias mais famosas do Sri Lanka é Mirissa (na foto), que tem infraestrutura hoteleira e uma pequena faixa de areia para tomar sol. Bentota (de aspecto mais selvagem) e Unawatuna (mais lotada de gente, mas ainda assim bonita) são outras praias que merecem a visita do turista.

Baía de Ha Long, Vietnã
Ha Long Bay - Arianos/Creative Commons - Arianos/Creative Commons
Imagem: Arianos/Creative Commons

Com mais de 3.400 km de costa, o Vietnã tem muitos balneários populares entre turistas, como Nha Trang, Mui Ne, Phu Quoc, Doc Let e Ho Coc. Mas nenhuma paisagem litorânea do país supera a Baía de Ha Long: no local, as águas do golfo de Tonkin circulam gigantescas formações rochosas de calcário e lindas ilhotas, formando um cenário digno de um quadro (como pode ser visto na foto). Toda a área é explorada em lindos passeios de barco que podem ser organizados desde a cidade de Hanói, a segunda maior do Vietnã. Por sua beleza ímpar, a baía de Ha Long é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Okinawa e arredores, Japão
Okinawa - Roger Branstein/Creative Commons - Roger Branstein/Creative Commons
Imagem: Roger Branstein/Creative Commons

Situado no sul do Japão, o arquipélago de Okinawa e seus arredores são um playground para quem gosta de praia. Os turistas costumam acessar primeiramente a ilha principal da região (conhecida localmente como Okinawa Honto) e, de lá, partir em excursões rumo a verdadeiros pedaços de terra paradisíacos cercados pelo oceano Pacífico, como o arquipélago de Zamami (na foto). A ilha de Kume, por sua vez, abriga cavernas e diversas praias desertas (muitos turistas praticam snorkel e mergulho em suas águas). E a própria Okinawa Honto oferece bonitas faixas litorâneas, como Manza (dotada de boa infraestrutura hoteleira), Okuma e Mibaru.