Topo

Contra gordofobia, perfil de Insta exalta viajantes fora do padrão

do UOL, em São Paulo

03/09/2017 18h48

Basta um giro rápido pelo Instagram para descobrir inúmeras influencers de viagem, que seguem um padrão inatingível. Além de um lifestyle marcado por gastos exorbitantes, todas exibem silhuetas sequinhas diante de paisagens paradisíacas.

Certa de que viajar é algo muito mais fácil para mulheres magras, a norte-americana Annette Richmond decidiu criar o perfil “Fat Girls Traveling” (meninas gordas viajando), no Instagram. E sua teoria se comprova diante, por exemplo, da dificuldade que garotas fora do padrão encontram na hora de se acomodar em uma estreita poltrona de avião.

A vergonha é capaz de transformar um momento divertido em uma situação extremamente desconfortável. O mesmo sentimento se dá na hora de compartilhar nas redes uma foto de biquíni. 

“Meu objetivo foi criar uma comunidade segura e inclusiva, contra os estereótipos”, escreveu em seu blog. Além disso, Annette tem se esforçado também para derrubar os estigmas em torno da palavra ‘gorda’. “Gorda não significa feia. Gorda não significa preguiçosa. Gorda não significa pouco saudável. Algumas pessoas como um passe de mágica se transformam em médicos especialistas diante de uma pessoa gorda.”

O mundo, para Annette, é das mulheres aventureiras, que, independentemente do tamanho de seus corpos, fazem tudo o que têm vontade. O perfil já soma mais de 4 mil seguidores.