Topo

Quer ver o Neymar ao vivo? Vá e conheça os estádios mais bonitos da França

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

30/08/2017 04h00

Desde que o atacante Neymar foi comprado pelo Paris Saint-Germain, pessoas do mundo inteiro estão ligadas no campeonato francês de futebol. É lá que veremos as apresentações do melhor futebolista brasileiro. E você já imaginou assistir o cara ao vivo? A França tem alguns dos estádios mais bonitos da Europa e, durante uma viagem, turistas do Brasil com certeza se divertiriam muito ao ver uma partida em alguns deles –especialmente se Neymar estiver em campo. Conheça sete dos estádios mais lindos da França e saiba quando o PSG jogará em cada um deles.

Parc des Princes
Parc des Princes - Valery Ded - Valery Ded
Imagem: Valery Ded

Localizado em Paris, o estádio Parc des Princes é a casa do PSG e é lá que, durante uma viagem pela França, o turista brasileiro terá mais chances de ver Neymar jogando. E visitar esse monumento do futebol não será nenhum sacrifício: o local tem capacidade para mais de 47 mil espectadores e um fotogênico conjunto de arquibancadas que oferece ótima visão para o jogo. E, agora, as chances de ver um bom espetáculo de futebol no Parc des Princes é grande: na estreia de Neymar no estádio, no último dia 20 de agosto, o PSG goleou o Toulouse por 6x2 (com dois gols e atuação de gala do brasileiro). Um dos próximos jogos do Paris Saint-Germain no local será no dia 17 de setembro, contra o grande rival Lyon

Vélodrome
Velodrome 2 - Hombrey/Creative Commons - Hombrey/Creative Commons
Imagem: Hombrey/Creative Commons

Localizado na turística cidade de Marselha, no sul da França, o Vélodrome é o estádio do Olympique, um dos mais populares times do futebol francês. O local tem capacidade para quase 70 mil pessoas e exibe uma bela arquitetura, com a parte superior das arquibancadas apresentando uma forma curvada –um cenário que fica ainda mais bonito quando o estádio está cheio e forrado com o azul e branco da camisa do Olympique (como na foto). O PSG é um grande rival do time da casa e, neste ano, jogará no Vélodrome no dia 22 de outubro. Com Neymar em campo, tem tudo para ser uma partidaça.

Parc Olympique Lyonnais
Parc Olympique Lionnais - Alex Klein/Creative Commons - Alex Klein/Creative Commons
Imagem: Alex Klein/Creative Commons

O Lyon é um dos principais times do campeonato francês e, nessa temporada, receberá o Paris Saint-Germain em seu estádio no dia 21 de janeiro de 2018. Trata-se de um jogo entre dois dos maiores rivais da França, e a diversão é garantida. O Parc Olympique Lyonnais, como é chamado o local do jogo, é um dos estádios mais novos da Europa: foi inaugurado em 2016, tem capacidade para quase 60 mil pessoas, arquibancadas confortáveis e um interior lindamente forrado pelas cores do Lyon, com predominância para o azul e o vermelho. E vale a viagem até lá: terceira maior cidade da França, Lyon tem alguns dos melhores restaurantes e museus do país europeu (o estádio fica em Décines-Charpieu, região metropolitana de Lyon).

Stade de la Beaujoire
Stade de la Beaujoire - Sylvain258/Creative Commons - Sylvain258/Creative Commons
Imagem: Sylvain258/Creative Commons

No dia 13 de janeiro de 2018, o Paris Saint-Germain enfrenta o Nantes no Stade de la Beaujoire, um dos campos de futebol mais bonitos da França. Com capacidade para mais de 35 mil pessoas, o estádio rende lindas fotos com formato ondulante e assentos que ficam bem próximos ao gramado. É um ótimo lugar para ver os dribles e gols de Neymar de pertinho. E o local também tem história: foi sede de jogos da Copa do Mundo de 1998 (incluindo a quarta-de-final que o Brasil ganhou da Dinamarca por 3x2). Nantes, por sua vez, é uma linda cidade francesa cortada pelo rio Loire. Vale a visita.

Stade de Nice
Stade de Nice - Yannick/Creative Commons - Yannick/Creative Commons
Imagem: Yannick/Creative Commons

Que tal unir um passeio pelas paisagens litorâneas da Riviera Francesa com um jogo de futebol do Paris Saint-Germain? No dia 17 de março de 2018, o time de Neymar enfrenta a equipe Nice no Stade de Nice (também conhecido com Allianz Riviera). Inaugurado em 2013, o local pode comportar mais de 35 mil espectadores e tem arquitetura  moderna (tanto em seu interior como na fachada). É um estádio com arquibancadas bem verticais, o que dá cara de “caldeirão” ao campo. E, fora do Stade de Nice, estão as lindas paisagens da cidade homônima, com orlas banhadas pelo mar Mediterrâneo e restaurantes luxuosos. Cannes e St. Tropez ficam na região.

Stade Louis II
Stade Louis II - V&A Dudush/Creative Commons - V&A Dudush/Creative Commons
Imagem: V&A Dudush/Creative Commons

Apesar de estar sediado em um principado independente, o Monaco joga o campeonato francês (e, atualmente, é um dos melhores times da competição). O estádio em que manda suas partidas se chama Louis II, é relativamente pequeno (capacidade para cerca de 18 mil espectadores), mas exibe o charme típico do território monegasco. Um das arquibancadas são adornadas por nove enormes arcos e, de parte dos assentos, é possível admirar as lindas montanhas que formam a paisagem de Mônaco. Além disso, o Louis II fica bem perto do Port de Cap d'Ail, um dos cartões-postais litorâneos mais bonitos do principado. O PSG joga lá no dia 26 de novembro deste ano.

Stade de France
Stade de France - Poudou99/Creative Commons - Poudou99/Creative Commons
Imagem: Poudou99/Creative Commons

Brasileiros não guardam boas memórias do Stade de France, localizado em Saint-Denis. Foi lá que, na final da Copa do Mundo de 1998, a seleção canarinho perdeu de 3x0 da França. Mas não há como negar: trata-se de um lindíssimo estádio de futebol, com capacidade para mais de 80 mil espectadores e confortáveis arquibancadas que ficam sob uma bela cobertura de forma elíptica, o que dá um visual extremamente moderno ao local. A iluminação e a acústica do Stade de France também são impecáveis. O estádio não costuma sediar jogos do PSG (é mais usado pela Seleção Francesa), mas, em 8 de maio de 2018, será palco da final da Copa da França. Neymar provavelmente estará em campo se seu time chegar a esta decisão.