Topo

Conheça 10 das mais lindas ilhas da Grécia e saiba o que você verá por lá

Marcel Vicenti

Colaboração para o UOL

28/08/2017 04h00

É difícil discordar: a Grécia tem o conjunto de ilhas mais lindo de toda a Europa. São incontáveis pedaços de terra feitos de montanhas que se encontram com o mar, baías que guardam pacatas águas translúcidas e vilarejos perfeitos para viver a mais ideal das viagens românticas. Quer conhecer o verdadeiro lado paradisíaco do Velho Continente? Veja dez das mais fantásticas ilhas da Grécia.

Zakynthos
Zakynthos - Sokoban/Creative Commons - Sokoban/Creative Commons
Imagem: Sokoban/Creative Commons

Cercada pelo mar Jônico, a ilha grega de Zakynthos abriga o que seguramente é um das praias mais bonitas do mundo. Conhecida como Navagio, esta faixa de areia se encontra “abraçada” por enormes paredões rochosos, que se projetam para dentro do oceano. A água marinha que entra neste espaço costuma ser de um azul intenso, que surpreende (e muito) os visitantes. E o lugar abriga um monumento interessantissimo para fotos: a carcaça enferrujada do navio Panagiotis, que teria encalhado por lá nos 1980. Em Navagio, os turistas podem subir em um mirante, de onde tem uma visão privilegiada deste pequeno paraíso.

Mykonos
Mykonos - Mstyslav Chernov/Creative Commons - Mstyslav Chernov/Creative Commons
Imagem: Mstyslav Chernov/Creative Commons

Mykonos é uma ilha grega quem não abre mão de boa infraestrutura turística e vida noturna agitada. Em sua orla, os viajantes curtem ótimos restaurantes à beira-mar enquanto observam, ao longo da orla, lindos moinhos de vento. Estilosos bares, animadas baladas e hotéis chiques marcam a paisagem da capital da ilha, Chora, que também é pontuada por românticas vielas recheadas de casas branquinhas. Para pegar uma praia na ilha, vá até a Agios Sostis, cuja orla é banhada por uma água translúcida e pacata, perfeita para um mergulho. E em Mykonos está uma das igrejinhas mais fotografadas de toda a Grécia: a pitoresca Panagia Paraportiani, totalmente branca e que remonta ao século 15.

Santorini
Santorini - Pedro Szerkely/Divulgação - Pedro Szerkely/Divulgação
Imagem: Pedro Szerkely/Divulgação

Com suas lindas casas e igrejas ondulando em colinas sobre o mar Egeu, Santorini é, com muita razão, uma das ilhas mais célebres da Grécia. Mesmo constantemente apinhada de turistas (especialmente no pico do verão do Hemisfério Norte, entre julho e agosto), o local é destino obrigatório para quem visita o país europeu. Seja em um bar, restaurante ou pousada, aqui não faltam mirantes para admirar um pôr do sol inesquecível – assim como não há carência de vielas por onde casais realizam românticos passeios. E tem as praias: para ganhar um bronzeado, vá até Perissa, uma das orlas mais populares da ilha.

Cefalônia
Cefalônia - Matt Sims/Creative Commons - Matt Sims/Creative Commons
Imagem: Matt Sims/Creative Commons

Cefalônia é outra daquelas ilhas gregas que mereceriam uma visita por causa de uma só paisagem: a inacreditável praia de Myrtos, na foto. Mas, além deste paraíso, este destino do mar Jônico abriga outros cartões-postais naturais, como a caverna de Melissani (que os turistas podem visitar a bordo de barquinhos) e montanhas verdejantes. Os centros urbanos da ilha também são atrativos, com destaque para Argostoli (com lindos calçadões ao longo do oceano), Asos (que divide a paisagem com um castelo do século 16) e Lixouri (com belos templos cristãos ortodoxos).

Corfu
Corfu - Samuel/Creative Commons - Samuel/Creative Commons
Imagem: Samuel/Creative Commons

Corfu tem opções para todos os tipos de viajantes: parte de seu território já está dominado por uma desenvolvida infraestrutura turística, com luxuosos hotéis oferecendo piscinas com vista para o mar e um centro urbano (chamado também de Corfu) recheado de bares, restaurantes e lojinhas de suvenir (mas que também exibe lindos edifícios históricos). A ilha, porém, é grande o suficiente para abrigar paisagens litorâneas de aspecto selvagem, banhadas por um mar azul-turquesa e cercada por densa vegetação, como a vista na foto.

Delos
Delos - Wallyg/Creative Commons - Wallyg/Creative Commons
Imagem: Wallyg/Creative Commons

Delos é um lugar para quem ama história. Reza a lenda que foi nesta ilha em que nasceu a deidade Apollo, figura mítica fundamental na história grega. Sua importância, porém, não para por aí: o local foi um grande centro de culto religioso e de cultura em um passado remoto, e lá está um dos mais interessantes sítios arqueológicos do mar Egeu. Delos abriga, por exemplo, as ruínas de um teatro que remontam aos anos 300 a.C. e que teria tido a capacidade para comportar mais de 5.500 espectadores. Não há hospedagem na ilha: para ir até lá, os turistas fazem viagens bate e volta desde Mykonos.   

Creta
Creta 2 - Olaf Tausch/Creative Commons - Olaf Tausch/Creative Commons
Imagem: Olaf Tausch/Creative Commons

Creta é a maior das ilhas da Grécia e, por isso mesmo, oferece uma enorme variedade de atrativos para os turistas. É lá que se produz alguns dos melhores ingredientes da culinária grega, como as azeitonas, o azeite de oliva e o queijo feta – tudo servido em restaurantes familiares que existem aos montes por lá. No seu interior, é possível visitar rústicos e lindos vilarejos, e, no seu litoral, existem cerca de 350 praias – algumas maravilhosas, como Elafonisi e Balos (na foto). E sua capital, Heraklion, é um interessante centro urbano onde o visitante pode encontrar ótimos bares para tomar uma cerveja sob o sol do Mediterrâneo. 

Koufonisia
Koufonisia - Yanni Haviaras/Creative Commons - Yanni Haviaras/Creative Commons
Imagem: Yanni Haviaras/Creative Commons

Koufonisia é o nome dado a um conjunto de pequenas ilhas gregas do mar Egeu. E este local é o destino perfeito para quem quiser passar alguns dias entre paisagens belíssimas à beira do oceano. Mesmo já tendo hotéis e restaurantes descolados, as vilas locais ainda preservam um lado com um  conglomerado de românticas casinhas brancas, clima familiar e, fora do alto verão europeu, paz quase absoluta. E há boa distração por lá: que tal fazer uma passeio de barco até esta paisagem litorânea conhecida como Pori, uma das mais belas de Koufonisia?

Symi
Symi - MaxPixel/Creative Commons - MaxPixel/Creative Commons
Imagem: MaxPixel/Creative Commons

Symi concorre pau a pau com Santorini no concurso para saber qual é a mais romântica das ilhas gregas. Sua orla principal exibe, encarapitadas em uma colina, incontáveis casinhas coloridas compondo uma imagem belíssima com o oceano. O local tem uma boa infraestrutura de pousadas e restaurantes à beira-mar, o que faz dele um destino perfeito onde passar alguns dias em companhia amorosa. E não faltam agradáveis faixas de areia por lá: a praia de Nos, por exemplo, é um ótimo point para tomar um sol e se banhar em águas transparentes e pacatas.

Rhodes
Rhodes - Jebulon/Creative Commons - Jebulon/Creative Commons
Imagem: Jebulon/Creative Commons

Lugar onde se elevou o Colosso de Rhodes (destruído por volta de 226 a.C. e uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo), Rhodes é uma das mais conhecidas ilhas da Grécia e, assim como Creta, oferece muitas opções de entretenimento para os viajantes. Ela abriga uma vila (na foto, chamada de Lindos) que é um dos centrinhos urbanos mais belos de todo o território grego. Já sua capital, também batizada de Rhodes, ainda exibe importantes monumentos históricos, como as ruínas de um templo dedicado a Apollo. E, logicamente, suas orlas não deixam a desejar: as praias de Tsambika e Ladiko são ótimos lugares para curtir o mar.