Topo

Destino ostentação: conheça as atrações mais megalomaníacas de Dubai

Getty Images
Imagem: Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL Viagem

28/07/2017 04h00

Pacata vila de pescadores até o século 19, Dubai se transformou em uma das cidades mais modernas do planeta. O dinheiro gerado pelo petróleo e por um próspero ambiente de negócios deu origem a um lugar onde a megalomania dita as regras: lá estão o edifício mais alto do mundo, o maior shopping do mundo, um dos mais caros hotéis do mundo e outras construções de dimensões sem paralelo no resto do globo –tudo, logicamente, transformado em atrações turísticas. Veja os cartões-postais mais inacreditáveis de Dubai.

O maior edifício do mundo

Burj Khalifa - BS1920/Creative Commons - BS1920/Creative Commons
Imagem: BS1920/Creative Commons

Está em Dubai o que o Guinness World of Records classifica como o mais alto edifício do mundo: o Burj Khalifa, um arranha-céu com nada menos do que 828 metros de altura. Inaugurado em 2010, o espigão tem 163 andares, demorou quase seis anos para ser levantado e consumiu investimentos de US$ 1,5 bilhão.

O Burj Khalifa abriga residências, escritórios, um hotel da marca Armani e, no seu 148º andar, oferece um mirante aberto a turistas que proporciona visões panorâmicas fantásticas de Dubai. Mas, se você sofre de vertigem, é aconselhável ficar longe desta atração: o mirante está a 555 metros (mais de meio quilômetro) sobre o nível do solo.

Hotel “sete estrelas”

Burj Al Arab - Kondo Yukihiro/Creative Commons - Kondo Yukihiro/Creative Commons
Imagem: Kondo Yukihiro/Creative Commons

O hotel Burj Al Arab é uma das visões mais célebres de Dubai. Com 321 metros de altura, sua arquitetura tem a forma de um veleiro, que parece flutuar sobre as águas do Golfo Pérsico. É sofisticado e já foi chamado de hotel “sete estrelas” por muitos especialistas do mercado de turismo –apesar de não ter essa classificação oficialmente.

Mas não falta luxo dentro do Burj Al Arab: sua suíte principal, por exemplo, a Royal Suite, tem 780 m², onde o hóspede encontra um cinema, banheiro com torneiras banhadas a ouro e diárias que podem ultrapassar os R$ 40 mil. O edifício foi erguido sobre uma ilha artificial no meio do oceano, a 280 metros da orla de Dubai, e está conectado à praia por uma enorme passarela.

Ilhas em forma de palmeira

Palm Jumeirah - Richar Schneider/Creative Commons - Richar Schneider/Creative Commons
Imagem: Richar Schneider/Creative Commons

Uma das obras mais excêntricas de Dubai é o Palm Jumeirah, um conjunto de ilhas artificiais que, quando visto de cima, exibe a forma de uma enorme palmeira deitada nas águas do Golfo Pérsico. O local tem cinco quilômetros de comprimento e abriga edifícios corporativos e casas de milionários.

Há lá, também, diversos hotéis de luxo, como o Fairmont Palm Hotel & Resort (que oferece algumas das melhores vistas da região), o Atlantis The Palm (com mais de 1.500 quartos) e o Waldorf Astoria, que conta com praia privativa e um dos melhores spas de Dubai.

Esqui no meio do deserto

Ski Dubai - Timo Tervo/Creative Commons - Timo Tervo/Creative Commons
Imagem: Timo Tervo/Creative Commons

O fato de estar no meio de uma região desértica não impediu Dubai de ter uma enorme pista de esqui na neve. A atração turística ocupa 22.500 m² em um galpão totalmente fechado e climatizado –e a neve encontrada lá dentro é, logicamente, artificial. Mesmo não oferecendo lindas paisagens, o local é extremamente popular.

Há pistas para esquiadores com diferentes graus de experiência –uma delas tem 400 metros de comprimento. Sobre a área corre um teleférico que leva os praticantes ao topo das rampas. A atração fica do shopping Mall of Emirates, um dos principais centros de compras dos Emirados Árabes Unidos. Ao lado da pista de esqui, o público pode interagir com pinguins.

Shopping gigante

Aquário Dubai Mall - Frank Seiplax/Creative Commons - Frank Seiplax/Creative Commons
Imagem: Frank Seiplax/Creative Commons

Dubai tem o shopping center com a maior área construída do planeta, ocupando mais de 1,1 milhão de m². O Dubai Mall tem mais de 1.200 lojas, 22 cinemas e 160 restaurantes, cafés e fast-foods (além de um estacionamento que comporta 14 mil veículos). Lá, há desde espaços de grifes como Cartier e Louboutin até lojas especializadas em venda de ouro.

As crianças também se divertem no Dubai Mall: o shopping tem um aquário com cerca de 300 exemplares de animais marinhos (incluindo tubarões e arraias) e uma pista de patinação no gelo.

Show aquático

Fonte de Dubai - Alberto Rovi/Creative Commons - Alberto Rovi/Creative Commons
Imagem: Alberto Rovi/Creative Commons

Mais uma marca que Dubai ostenta: lá está uma das maiores fontes que realizam coreografia de água no mundo. Embalados por trilha sonora, os jatos chegam a 140 metros de altura e viraram uma das atrações mais fotografadas da cidade.

O espetáculo é realizado quase que diariamente (de dia e de noite), mas fica mais bonito se observado à noite, quando é embelezado por mais de 6.600 raios de luz.

Veneza árabe

Madinat Jumeirah - The Monnie/Creative Commons - The Monnie/Creative Commons
Imagem: The Monnie/Creative Commons

Ocupando uma área de 40 hectares, o complexo hoteleiro Madinat Jumeirah é uma espécie de Veneza árabe encravada no meio de Dubai. Exibindo uma linda arquitetura típica do Oriente Médio e do norte da África, o lugar é cortado por um canal no qual turistas podem passear com embarcações e se locomover entre as diversas atrações que o complexo oferece –como mais de 40 bares e restaurantes, além de hotéis boutique. Tamareiras e canteiros de flores margeiam o canal, deixando o lugar ainda mais bonito.

O local também fica ao lado do Wild Wadi Water Park, o principal parque aquático de Dubai, que conta com diversos toboáguas, simuladores de surfe e uma cachoeira artificial com 18 metros de altura.