Topo

Não planejou o Carnaval? Viajantes ensinam a organizar tudo na última hora

Getty Images
Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

27/01/2017 04h10

Com uma certa dose de flexibilidade e desprendimento, é possível fazer bons negócios com menos de 30 dias para se planejar até o embarque. Confira dicas de turistas para tirar o máximo proveito da experiência sem estourar o seu orçamento. 

Compense o preço da passagem com o hotel
Se o meio de transporte for o avião, é preciso estar preparado para pagar um preço mais alto pela urgência. A saída, para não sobrecarregar o seu orçamento, é baratear a hospedagem. Alguns sites podem ajudá-lo nessa missão. É o caso do Roomer (https://www.roomertravel.com/about) e do Hotel Tonight (https://www.hoteltonight.com/). Em outros sites de hospedagem, como o Booking (http://www.booking.com/), também é possível economizar ao optar pelas tarifas sem opção de cancelamento e com pagamento antecipado e à vista.

Considere recorrer a uma agência
Em um feriado concorrido, como é o Carnaval, os melhores negócios de última hora podem estar com as operadoras de viagem, que fazem bloqueios aéreos e terrestres para venderem os pacotes. “Elas não querem ter prejuízo. Se estiverem sobrando vagas, farão promoção”, diz a publicitária Lala Rebelo, que já viajou mais de 60 países e escreve sobre viagem. A recomendação, nesse caso, é ir até a agência disposto a fazer negócio com o destino que oferecer o melhor custo-benefício. Outra vantagem é que as agências costumam ter roteiros prontos, o que pode ser um problema para os viajantes que não gostam de passeios engessados, mas também uma solução para quem não teve tempo de pesquisar o que fazer no destino.

Guilherme, personagem matéria planejar viagem curta - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Guilherme Tetamanticria cria alertas nos sites de busca para receber tarifas mais baratas
Imagem: Arquivo Pessoal

Sites de busca são aliados
Para pesquisa de passagens aéreas os sites Skyscanner (https://www.skyscanner.net/), Kayak (www.kayak.com.br) e Google Flights (www.google.com.br/flights/) são bastante populares. Guilherme Tetamanti, autor do blog Quero Viajar Mais, faz as suas pesquisas de passagem no Viajanet (www.viajanet.com.br) e no Melhores Destinos (www.melhoresdestinos.com.br), este último especializado em promoções. “É possível criar alertas nos sites de busca para receber, por e-mail, tarifas que estão dentro do valor que o turista deseja pagar”, diz. Pesquisar promoções em horários alternativos, utilizando janelas privativas do computador (que não guardam cookies) e em dias diferentes da semana não são técnicas infalíveis, mas podem ser testadas nesse tipo de ocasião.

Lala, personagem matéria planejar viagem curta - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Lala Rebelo procura voos com embarque ou desembarque em aeroportos alternativos
Imagem: Arquivo Pessoal

Seja flexível quanto ao destino
Com menos de um mês de antecedência para se planejar, o melhor é desapegar de um destino específico e ver quais as melhores oportunidades do mercado. Para fazer uma viagem de última hora, diz Sut-Mie Guibert, autora do blog Viajando com Pimpolhos, é preciso ter espírito aventureiro.  “Já aconteceu de termos um projeto para tal destino e aparecer uma superpromoção para outro. Não hesitamos, pegamos a promoção e mudamos completamente os planos”, conta. Lala Rebelo indica procurar aeroportos alternativos. “Como o de Campinas para chegar em São Paulo, o de Fort Lauderdale para chegar em Miami e o de Beauvais-Tillé para chegar em Paris, por exemplo”, diz. Tenha em mente que 2017 será um ano com muitos feriados e você poderá aproveitar outra folga para visitar o destino desejado.

Se houver crianças junto...
Crianças não são, de forma alguma, empecilho para viagens de última hora. No entanto, é preciso considerar que elas poderão se ressentir mais de alguns desconfortos. “Não recomendo pegar promoções com escalas de avião muito longas ou muito ‘pingadas’, com demasiadas voltas e mudanças de aeroportos”, diz Sut-Mie. Por outro lado, elas palpitam menos que os adultos. Nesse sentido, viajar com crianças será muito mais fácil do que com um grupo de amigos ou familiares, que terão preferências quanto ao roteiro, o destino e até o estilo de viagem. Se escolher um resort ou destino já conhecido também é possível eliminar os riscos de não ter tempo de planejar passeios específicos para crianças. O site Zarpo (www.zarpo.com.br/) é conhecido por fazer boas promoções de última hora em resorts e hotéis com boa infraestrutura.