Topo

Cidade italiana tem casas que formam paisagem de conto de fadas; veja

Viela de Alberobello cercada pelos fascinantes "trulli" - Verity Cridland/Creative Commons
Viela de Alberobello cercada pelos fascinantes "trulli" Imagem: Verity Cridland/Creative Commons

Do UOL

01/12/2016 11h59

Torre de Pisa, Coliseu de Roma, o Duomo de Milão: a Itália é conhecida mundialmente por suas fantásticas obras arquitetônicas. Poucos sabem, porém, que, no sul do país europeu, existe um conjunto de edificações capaz de transportar o turista imediatamente para o cenário de um conto de fadas: trata-se das casinhas conhecidas como "trulli", que marcam a paisagem da cidade de Alberobello, a cerca de 60km de Bari. 

De pequeno porte, as construções se destacam por causa dos seus telhados cônicos – que, enfileirados sobre as sinuosas vielas locais, formam umas das visões mais fotogênicas de toda a Europa.

Estes tetos são feitos com lajes de calcário empilhadas umas sobre as outras e, sob estas estruturas, existem hoje residências, hotéis e lojas que vendem suvenires para os viajantes que visitam a área durante todo o ano. Ao caminhar em Alberobello, o forasteiro pode sentir que está dentro de um vilarejo habitado por duendes: há a atualmente mais de 1.500 "trulli" na cidade. 

Alberobello ? Itália: Esta pequena cidade na região da Apúlia está incluída na seleta lista de Patrimônios da Humanidade - Getty Images - Getty Images
Visão panorâmica da exótica Alberobello, no sul da Itália
Imagem: Getty Images
O surgimento destas exóticas construções na região de Bari remonta ao século 16: seu desenho teria sido inspirado nos "tholoi", edificações da Pré-História e da Antiguidade que apresentavam formato parecido e foram usadas como residências, fortificações e até túmulos nos arredores do mar Mediterrâneo.

As primeiras edificações em Alberobello foram feitas com a grande quantidade de calcário achada na área, para abrigar camponeses que começaram a se estabelecer por lá no final do século 15. 

Os "trulli" de Alberobello são considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, que os classifica como "um exemplo excepcional de uma forma de construção que deriva da Pré-História e que sobrevive de maneira funcional até os dias de hoje".

Atração de Alberobello, a Igreja de Santo Antônio também exibe formatos cônicos - Istvanka/Creative Commons - Istvanka/Creative Commons
Atração de Alberobello, a Igreja de Santo Antônio exibe formatos cônicos
Imagem: Istvanka/Creative Commons

E bota funcional nisso: dentro dos "trulli", os turistas encontram atualmente aconchegantes pousadas (com diárias custando mais de R$ 200), deliciosos restaurantes de comida italiana, adegas recheadas de excelentes vinhos e lojinhas de artesanatos. Lá existem também algumas residências abertas para visitas e até templos religiosos coroados pelo telhado cônico, como a Chiesa di Santo Antonio (Igreja de Santo Antônio), aberta ao público em 1927. 

Há algum tempo, toda a área virou uma popular atração para viajantes europeus. Se possível, evite visitá-la entre junho e setembro, quando as vielas locais ficam lotadas de turistas, que se encontram na estrada para aproveitar o verão do Velho Continente. Abril e maio são bons meses para explorar o lugar. 

Com cerca de 11 mil habitantes, Alberobello se localiza a aproximadamente 500km da cidade de Roma e sua Piazza del Popolo é um dos melhores pontos de onde ter uma visão panorâmica do conjunto de "trulli" que marca a cidade. 

Interior de uma residência montada em um "trulli" de Alberobello - Iha Holiday Ads/Creative Commons - Iha Holiday Ads/Creative Commons
Interior de uma residência montada em um "trulli" de Alberobello
Imagem: Iha Holiday Ads/Creative Commons

Detalhes dos telhados das construções de Alberobello, na Itália - Frederic de Goldshmidt/Creative Commons - Frederic de Goldshmidt/Creative Commons
Detalhes dos telhados das construções de Alberobello, na Itália
Imagem: Frederic de Goldshmidt/Creative Commons

No sul italiano, os "trulli" abrigam lojas, hotéis e aconchegantes pousadas - Istvanka/Creative Commons - Istvanka/Creative Commons
No sul italiano, os "trulli" abrigam lojas, hotéis e aconchegantes pousadas
Imagem: Istvanka/Creative Commons