Topo

Cidade suíça tem estátua assustadora de "devorador de crianças"; veja

A história desta horripilante estátua remonta a meados do século 16 - Andrew Bossi/Creative Commons
A história desta horripilante estátua remonta a meados do século 16 Imagem: Andrew Bossi/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

24/11/2016 20h34

Um dos centros urbanos mais lindos da Suíça, Berna abriga o que seguramente é uma das estátuas mais assustadoras de toda a Europa. 

No turístico centro da cidade, surge a escultura conhecida localmente como "Kindlifresser" (ou, traduzindo do idioma suíço-alemão, o "Devorador de Crianças"). 

A obra mostra um homem de feição horripilante comendo a cabeça de um recém-nascido e segurando outros bebês em pânico no braço esquerdo e em uma bolsa. E, mesmo com tanta monstruosidade, o "Kindlifresser" é um famoso e muito fotografado símbolo de Berna. 

A estátua fica no topo de uma fonte de água na área conhecida como Kornhausplatz, no lindo coração histórico da cidade. E muitas gerações de nativos e viajantes já passaram sob sua sombra: ela está lá desde 1546, quando terminou de ser esculpida pelo artista Hans Gieng. 

Não existe uma versão oficial sobre o que a obra quer representar: muitos acreditam que o "Devorador" seja Krampus, uma figura folclórica dos Alpes que, na época do Natal, pune crianças que não se comportaram bem durante o ano.  

O "Devorador de Crianças" fica na Kornhausplatz, no centro de Berna - Arno Konings/Creative Commons - Arno Konings/Creative Commons
O "Devorador de Crianças" fica na Kornhausplatz, no centro de Berna
Imagem: Arno Konings/Creative Commons

A escultura também poderia ser uma representação da deidade Cronus, famoso na mitologia grega por ter devorado crianças. E há também quem afirme que a estátua era um aviso para que as crianças tomassem cuidado ao chegar perto do Bärengraben, uma jaula que, desde a Idade Média até hoje, exibe ursos e que fica a pouco mais de um quilômetro dali.  

No site TripAdvisor, turistas deixaram opiniões distintas sobre o "Kindlifresser". Um deles brincou: "Tarde demais para a criança que está na boca do ogro. Mas e as outras? Pulem e fujam!", escreveu. Outro internauta, porém, mostrou perplexidade diante da obra: "como é que deixaram construir uma coisa assim no meio de Berna?", indagou.

O "Devorador" está perto de outras importantes atrações turísticas da cidade, como a linda praça medieval Waisenhausplatz e a torre Käfigturm, estrutura com uma história que remonta ao século 13 e hoje é um dos símbolos mais conhecidos da metrópole suíça.

Berna é uma das cidades mais lindas de toda a Suíça - WillYs Fotowerkstatt/Creative Commons - WillYs Fotowerkstatt/Creative Commons
Apesar da estátua, Berna é uma das cidades mais lindas de toda a Suíça
Imagem: WillYs Fotowerkstatt/Creative Commons