Topo

Mistério: para que serve este triângulo que existe dentro de alguns aviões?

O símbolo marca as melhores janelas de onde observar o exterior do avião - Creative Commons/L. Ballentine - Laurent ERRERA
O símbolo marca as melhores janelas de onde observar o exterior do avião Imagem: Creative Commons/L. Ballentine - Laurent ERRERA

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

31/10/2016 17h16

Alguma vez, ao realizar uma viagem aérea, você já reparou em um pequeno triângulo preto colado sobre determinadas fileiras do avião? Caso a resposta seja sim, é bem provável que você tenha se perguntado para que serve este misterioso símbolo.

Apesar de, à primeira vista, não fazer muito sentido, o símbolo tem sua função: ele indica os melhores lugares dentro da aeronave para os tripulantes fazerem uma verificação visual do exterior do avião, principalmente para ver se os dispositivos das asas estão funcionando corretamente, em caso de necessidade. 

Mesmo com toda a tecnologia presente nos jatos comerciais, que já se encarrega de fazer essa checagem por meios eletrônicos, muitas companhias também adotam esse procedimento a olho nu para garantir a segurança do voo.  

"O triângulo está localizado nas janelas de onde se consegue melhor visualizar a operação de itens como o slat [dispositivo móvel na parte da frente da asa] e o flap [na parte de trás da asa, ambos capazes de contribuir para a sustentação do avião]", informa a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). "O ícone não é destinado aos passageiros, mas, sim, aos tripulantes das companhias aéreas". 

A Anac, entretanto, informa que não é obrigatório que as companhias exibam esse ícone no interior de suas aeronaves. "O símbolo está presente principalmente em modelos da construtora Airbus, como o A320, e não é passível de certificação de órgãos da aviação civil", informa a agência.

A Azul é uma das empresas que adota o ícone de segurança em seus aviões - Alex Feldstein/Creative Commons - Alex Feldstein/Creative Commons
A Azul é uma das empresas que adotam o ícone de segurança em seus aviões
Imagem: Alex Feldstein/Creative Commons

Uma das companhias brasileiras que usam o ícone em algumas aeronaves como parte de seus procedimentos de segurança é a Azul Linhas Aéreas, que conta com modelos Airbus na sua frota. A empresa também fala sobre a função do símbolo: "ele serve para direcionar a tripulação a olhar através da janela correta para conferir visualmente o funcionamento das asas em caso de dúvida", informa a Azul. 

O triângulo também existe em diversas aeronaves da Air France, mas a companhia diz que ele foi abolido de determinados modelos da Airbus. "Em modelos do A340, por exemplo, o funcionamento de mecanismos das asas é totalmente verificado com equipamentos de alta precisão e, portanto, os triângulos na cabine não são mais necessários nessas aeronaves".

Procurada pela reportagem, a Boeing não informou, até a publicação desta matéria, se seus aviões possuem esse triângulo em seu interior.

Outro símbolo, outra função

A Gol Linhas Aéreas também tem um misterioso ícone marcando suas aeronaves. Trata-se de círculos laranjas colados sobre as janelas de determinadas fileiras dos jatos da companhia. E quer saber qual é a função desses símbolos?

Segundo o diretor de manutenção da Gol, Alberto Correnti, eles delimitam o interior das aeronaves da empresa em três partes (A, B e C) e têm como objetivo facilitar a verificação da distribuição dos passageiros no avião antes do voo. 

Um círculo laranja marca o interior das aeronaves da Gol  - Divulgação/Gol Linhas Aéreas - Divulgação/Gol Linhas Aéreas
Um círculo laranja marca o interior das aeronaves da Gol
Imagem: Divulgação/Gol Linhas Aéreas

Nos momentos pré-decolagem, os comissários de bordo se dividem entre esses setores e checam se, nesses três espaços, a quantidade de viajantes está equilibrada entre as fileiras da esquerda e da direita. 

"A distribuição de pesos no interior do avião é tão importante quanto qualquer outro procedimento operacional", diz Correnti. "Dessa forma, os círculos de sinalização representam uma divisão que serve para ajudar os nossos comissários de bordo a checar e assegurar o correto balanceamento da aeronave, garantindo uma viagem segura". 

Na hora da venda das passagens, o próprio sistema da Gol já espalha os passageiros nos assentos dos dois lados do avião, distribuindo-os de maneira equilibrada até que os assentos fiquem todos cheios. A checagem dos comissários é para garantir que o serviço foi feito corretamente. 

Os círculos laranjas estão presentes em toda a frota da Gol, hoje composta por aeronaves Boeing modelos 737-700 e 737-800.