Topo

Turistas prometem não viajar aos EUA caso Donald Trump vença eleição

Para britânicos, território estadunidense pode ficar mais perigoso com Trump no poder - Eduardo Vessoni/UOL
Para britânicos, território estadunidense pode ficar mais perigoso com Trump no poder Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Do UOL, em São Paulo

26/10/2016 14h12

Donald Trump promete fazer a América “grande novamente”, mas, caso ele vença a eleição presidencial norte-americana, o número de turistas estrangeiros nos Estados Unidos pode diminuir.

Pelo menos é o que indica uma pesquisa feita recentemente pelo site de compras VoucherCodesPro, que entrevistou 2.374 viajantes britânicos e lhes perguntou se eles estariam dispostos a visitar os Estados Unidos durante um possível mandato do magnata de cabelo dourado.

Mais de 47% dos respondentes (1.115 pessoas) disseram que não pretendem ir à terra da Estátua da Liberdade se e enquanto Trump for seu presidente.

Deste grupo, 27% acham que, com Trump no comando, armas de fogo ficarão mais disponíveis para a população civil, o que pode aumentar a violência nos EUA. Já cerca de 21% deles opinam que o racismo irá crescer em solo estadunidense em um possível governo do empresário. E outros 19% temem que haja mais chances de haver um ataque terrorista nos Estados Unidos se o candidato republicano ganhar o pleito.  

E tais preocupações não são infundadas: sob a justificativa de estar preocupado com a segurança de seu país, Trump (que tem cerca de 41% das intenções de voto, contra 46% de sua oponente, Hillary Clinton) tem atacado imigrantes, prometido liberar ainda mais o uso de armas de fogo para civis norte-americanos e adotado um discurso discriminatório contra muçulmanos.

25.out.2016 - O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, fala à Associação de Veteranos da Baía dos Porcos, em Miami (Flórida) - Al Diaz/Miami Herald via AP - Al Diaz/Miami Herald via AP
Em sua campanha, Trump defende o acesso de cidadãos civis a armas de fogo
Imagem: Al Diaz/Miami Herald via AP

“Apesar de ser no exterior, esta eleição tem provocado muitas emoções nos britânicos”, diz o porta-voz do VoucherCodesPro, George Charles. “É uma atitude extrema boicotar viagens a todo um país por causa de seu presidente, mas não surpreende que as pessoas estejam com medo ou hesitantes”.

Embora tenha sido feita apenas no Reino Unido, a pesquisa do site é significante: hoje, britânicos são a terceira nacionalidade estrangeira que mais faz turismo nos Estados Unidos (cerca de 4 milhões de pessoas por ano), atrás apenas de canadenses e mexicanos.  

Contra Hillary

Houve também quem opinisse de outra forma: cerca de 22% dos entrevistados pela VoucherCodesPro disseram que não pretendem viajar aos Estados Unidos caso a candidata democrata, Hillary Clinton, vença a corrida presidencial.  

Os participantes da sondagem ainda foram requisitados a definir a atual disputa pela Casa Branca (que tem sido marcada por debates agressivos) em uma palavra: quase 40% deles disseram “bagunça”, enquanto 21% chamaram o pleito de “vergonhoso”.

E você? Deixaria de ir aos Estados Unidos por causa de Donald Trump (ou de Hillary Clinton)? Deixe sua opinião na área de comentários da matéria.