Topo

Hotel dos EUA exibirá escultura de oito metros feita por Bob Dylan

Dylan fez uma obra de arte de metal para o hotel MGM National Harbor - Divulgação/MGM National Harbor
Dylan fez uma obra de arte de metal para o hotel MGM National Harbor Imagem: Divulgação/MGM National Harbor

Do UOL, em São Paulo

20/10/2016 17h41

Bob Dylan não é apenas um músico famoso, um escritor aclamado e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Poucos sabem, mas o artista norte-americano é também escultor. 

A partir do final deste ano, uma de suas obras estará em exposição permanente dentro do MGM National Harbor, um complexo hoteleiro de US$ 1,3 bilhão (cerca de R$ 4,1 bilhões) que está sendo construído na cidade de National Harbor, no leste dos Estados Unidos. 

O trabalho é uma estrutura de metal com oito metros de altura, 4,5 metros de largura e que é composta por peças como correntes, ferramentas, molas e rodas dentadas. Ela tem o formato de um portal e será colocada em uma das entradas do hotel.

Projeção do MGM National Harbor, que será inaugurado no fim deste ano - Divulgação/MGM National Harbor - Divulgação/MGM National Harbor
Projeção do MGM National Harbor, que será inaugurado no fim deste ano
Imagem: Divulgação/MGM National Harbor
"O senhor Dylan é sem dúvida um dos maiores músicos de todos os tempos, e suas esculturas de metal mostram que ele também pode ser um gênio capaz de transcender para outros tipos de arte", avalia o presidente da rede de hotéis MGM Resorts International. "Trata-se de um trabalho que vai enriquecer a experiência dos hóspedes no novo MGM National Harbor".  

Muitos dos objetos que compõem o portal feito por Dylan foram achados em locais de descarte de sucata. Ele então os soldou e montou o portal que estará em exibição no hotel.

"Portais têm apelo para mim", disse o artista a membros do MGM Resorts International. "Eles podem ser fechados, mas, ao mesmo tempo, deixam que a brisa entre e circule. Eles podem te deixar para dentro ou para fora e, às vezes, isso não faz diferença". 

Dylan se inspirou em paisagens industriais dos EUA para fazer sua obra - Divulgação/MGM National Harbor - Divulgação/MGM National Harbor
Dylan se inspira em paisagens industriais dos EUA para fazer suas esculturas
Imagem: Divulgação/MGM National Harbor

A escolha por objetos de metal para montar a obra também não é ao acaso. Dylan cresceu na cidade de Hibbing, no estado norte-americano do Minnesota, em uma das regiões com algumas das maiores minas de ferro dos Estados Unidos. Boa parte da economia da área girava em volta desse mercado de extração. Não à toa, a obra que será exposta no MGM faz alusão às paisagens industriais dos Estados Unidos, abordando sua prosperidade e ocasionais decadências.  

Esta, porém, não é primeira vez que Dylan faz esculturas desse tipo. Em 2013, ele realizou uma exposição com diversas obras de arte feitas com metal na Galeria Halcyon, em Londres, na Inglaterra.

Localizado a menos de 20 km de Washington DC, o MGM National Harbor terá 24 andares, 308 quartos, cassino e um espaço para shows com capacidade para 3.000 pessoas. Para o ano que vem, já estão confirmadas apresentações de artistas como Kings of Leon e Cher. 

A inauguração do complexo hoteleiro ocorrerá em dezembro deste ano. 

Mais informações: www.mgmnationalharbor.com

Projeção de um dos 308 quartos do MGM National Harbor - Divulgação/MGM National Harbor - Divulgação/MGM National Harbor
Projeção de um dos 308 quartos do hotel MGM National Harbor
Imagem: Divulgação/MGM National Harbor