Topo

País das cópias? China quer construir réplica da cidade de Shakespeare

As ruas estreitas de Stratford-upon-Avon podem, em breve, surgir na Ásia - Laura Prado/UOL
As ruas estreitas de Stratford-upon-Avon podem, em breve, surgir na Ásia Imagem: Laura Prado/UOL

Do UOL, em São Paulo

07/10/2016 17h32

Cidade-natal do dramaturgo inglês William Shakespeare, Stratford-upon-Avon é um dos destinos turísticos mais populares do Reino Unido.

Em breve, porém, talvez não seja necessário ir até a Inglaterra para ver a linda arquitetura e as aconchegantes ruas estreitas que marcam a urbe em que nasceu o autor de "Hamlet".

Isso porque a cidade de Fuzhou, no sul da China, planeja construir uma réplica do centro histórico de Stratford-upon-Avon, o que incluiria uma cópia da casa em que Shakespeare foi criado, vielas de paralelepípedos, o Hall's Croft (a casa da filha do dramaturgo, Susanna) e até um curso d'água que imitaria o rio Avon, que corta a cidade inglesa. 

Projeto da réplica da cidade de Shakespeare divulgada pela prefeitura de Fuzhou - Divulgação/Prefeitura de Fuzhou - Divulgação/Prefeitura de Fuzhou
Projeto da réplica da cidade de Shakespeare divulgada pela prefeitura de Fuzhou
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Fuzhou

Também há planos para a construção de uma réplica da Igreja da Santíssima Trindade, onde Shakespeare e sua esposa estão enterrados. 

Um dos líderes políticos de Stratford-upon-Avon, Christopher Saint visitou recentemente Fuzhou e, em seu retorno à Inglaterra, disse à imprensa local estar "honrado com os planos do povo chinês de construir um lugar parecido com a nossa cidade-natal". O local já tem até nome: Little Stratford. 

Toda a estrutura deve ser erguida nos arredores de Fuzhou e, se o projeto sair do papel, fará parte de uma nova cidade, a ser batizada de Sewang.  

Parte do idioma mandarim, a palavra "sewang" pode ser traduzida como "três mestres" e, além de Shakespeare, a nova cidade será uma homenagem a outros dois gênios históricos: o escritor espanhol Miguel de Cervantes e o escritor chinês Tang Xianzu. Por coincidência, todos eles morreram em 1616, há 400 anos. 

Sewang deve também ter réplicas de áreas das cidades onde nasceram Cervantes (Alcalá de Henares, que fica perto de Madri) e Tang Xianzu (que nasceu em Linchuan, área em que o empreendimento será construído).  

Os investimentos necessários para a realização do projeto e sua data de conclusão não foram revelados, mas não há motivos para duvidar que a cópia de Stratford-upon-Avon em breve esteja de pé. A China já tem cópias de outros destinos turísticos em seu território, como o linda cidade austríaca de Hallstatt, que, há alguns anos, ganhou um "clone" no país asiático.    

Fuzhou fica a cerca de 780 km de Xangai, uma das principais portas de entrada para turistas na China. 

Para saber mais sobre a verdadeira Stratford-upon-Avon, clique nesta reportagem feita pelo UOL Viagem

O túmulo de sua esposa, Anne, também se encontra aqui, no altar da igreja - Laura Prado/UOL - Laura Prado/UOL
A igreja onde Shakespeare está enterrado deve aparecer em Sewang
Imagem: Laura Prado/UOL