Topo

Empresa aérea indiana cria zonas proibidas para crianças em seus aviões

A medida da companhia IndiGo já está causando polêmica - Kurush Pawar/Creative Commons
A medida da companhia IndiGo já está causando polêmica Imagem: Kurush Pawar/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

05/10/2016 16h10

Enquanto muitos pais adoram levar seus filhos para viajar de avião, diversos passageiros se aborrecem com as ocasionais crises de choro e hiperatividade dos pequenos dentro das aeronaves. 

Para agradar este grupo de pessoas irritadiças, a empresa aérea indiana IndiGo decidiu criar áreas proibidas para crianças menores de 12 anos em seus jatos.

Batizada de "zonas do silêncio", as seções abrangerão as fileiras que vão dos números 1 ao 4 e do 11 ao 14, que hoje comportam assentos com maior espaço para as pernas e que têm passagens mais caras.   

Em um comunicado à imprensa, a companhia afirmou que, com a medida, pretende criar um ambiente tranquilo principalmente para viajantes de negócios, "que usam seu tempo no avião para trabalhar".  

Estas "zonas do silêncio", porém, não estarão vedadas dos assentos próximos: se houver uma criança chorando na fileira 15, por exemplo, o barulho com certeza chegará aos assentos da frente. 

Imagem teste comportamento avião, uol viagem 9 - Getty Images - Getty Images
Muitos passageiros se irritam com crianças em aviões; e você?
Imagem: Getty Images

E a medida já está gerando polêmica: em entrevista ao jornal "Hindustan Times", um dos mais importantes da Índia, o irmão de uma passageira que viajou recentemente com sua filha com a IndiGo afirmou: "é uma prática discriminatória, pois proíbe que passageiros que estejam viajando com crianças desfrutem dos assentos com mais espaço para as pernas".

Há internautas, porém, que gostaram da ideia. Na área de comentários da matéria sobre este assunto publicada no site britânico "Express", um leitor comentou: "eu gostaria mesmo de poder voar em aviões que permitissem a entrada apenas de adultos".

Uma pesquisa publicada em 2014 pelo site de viagens "LateDeals.co.uk" afirma que crianças chorando são a quarta coisa que mais irrita passageiros aéreos, depois de passageiros bêbados, pessoas que não cuidam da higiene pessoal e passageiros que chutam o assento da frente.      

E você? Concorda com a medida da IndiGo? Deixe sua opinião na área de comentários da matéria.