Topo

Eca! Teste mostra que hotéis não lavam os lençóis entre um hóspede e outro

Higiene não parece ser prática recorrente em alguns estabelecimentos - Reprodução
Higiene não parece ser prática recorrente em alguns estabelecimentos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/09/2016 13h35

Após fazer o check in no hotel, o mínimo que se espera ao entrar no quarto novo é encontrar lençóis limpos e recém-lavados, não? No entanto, novas evidências sugerem que aquela roupa de cama pode não estar tão limpa quanto você imaginava.

Os repórteres de "Inside Edition" foram até Nova York e pediram um quarto no Residence Inn by Marriott para fazer o teste. Primeiro, eles pulverizaram nos lençóis a mensagem "I slept here" (Eu dormi aqui) com tinta invisível e lavável. A frase não era visível a olho nu, e aparecia apenas com a ajuda de uma luz especial.

Após deixar o estabelecimento, bagunçando a cama da mesma forma que se alguém tivesse dormido lá, eles reservaram o mesmo quarto para a noite seguinte, usando um outro nome. Ao checarem os lençóis, descobriram que a tinta estava lá e que o tecido ainda não havia sido lavado.

Questionada, a gerente do hotel disse desconhecer o que teria acontecido, caracterizando ainda o incidente como um erro incomum, uma vez que a conduta normal de qualquer hotel é trocar os lençóis entre os hóspedes. A rede Marriott também pediu desculpas, ressaltando que o problema era "muito grave" e dizendo que os quartos serão inspecionados para evitar um novo incidente do tipo.

No total, o Inside Edition testou nove hotéis. Desses, três deixaram lençóis sujos na cama entre os hóspedes. "Com todos os diferentes vírus e doenças que a sociedade enfrenta, nunca deveríamos fazer isso", diz Madeline Chang, diretora do serviço de limpeza no Aston Waikiki Sunset (Havaí), ao Huffington Post. "Mas talvez o hotel esteja tentando cortar custos."

Caso o hóspede fique um período de tempo maior, geralmente os estabelecimentos trocam a roupa de cama a cada dois dias, para economizar água, o que costuma ser uma prática muito comum. E é até conhecido o fato de que alguns hotéis deixam o mesmo edredom durante meses disponível, e sem lavar. Mas negligenciar a limpar lençóis entre os hóspedes é algo totalmente novo - e muito nojento.