Topo

Hotel da Finlândia busca pessoa para ser "caçadora" de aurora boreal; topa?

Imagem da aurora boreal na Finlândia - Getty Images/iStockphoto
Imagem da aurora boreal na Finlândia Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

31/08/2016 10h16

Ver a aurora boreal ao vivo é o sonho de muitos turistas. Mas já imaginou ser pago para ter a chance de, todas as noites, presenciar o fenômeno?

Situado a 27 km do centro da cidade de Rovaniemi, na Finlândia, o Arctic Snow Hotel está buscando alguém para, a cada madrugada, monitorar as imprevisíveis ocorrências das chamadas "luzes do norte" na área em que o estabelecimento está localizado.

Ao ver a aurora boreal, a pessoa terá que acionar o chamado "alarme da aurora", que acorda os hóspedes que estejam dispostos a ver esse espetáculo da natureza no meio da noite.

A rotina do emprego, porém, não será tão fácil: o contratado terá de ficar a postos ao ar livre entre as 11 da noite e as 6 da manhã, sob temperaturas abaixo de zero. O trabalho será realizado entre dezembro e março, em pleno inverno europeu e período em que é possível ver a aurora boreal com grande claridade nesta parte da Finlândia (veja as luzes na foto abaixo, sobre algumas das acomodações do Arctic Snow).

O hotel também informa que a pessoa escolhida para o emprego deve ser fluente em inglês e terá que pagar por sua própria acomodação. O salário não foi revelado. 

O Arctic Snow é um famoso destino turístico na Finlândia, por estar em uma linda região da Lapônia e ter confortáveis acomodações feitas de gelo que só funcionam no inverno do Hemisfério Norte. 

A aurora boreal é um fenômeno que, em determinadas épocas do ano, ilumina com cores intensas os céus de lugares próximos ao círculo polar ártico, como Islândia, Noruega, Groenlândia, Canadá e Alasca.

Na Finlândia, ela já pode ser observada a partir de setembro, quando as noites começam a ficar mais longas (a escuridão do inverno e de lugares remotos, sem luzes artificiais, são ideais para que o fenômeno apareça em toda a sua beleza).

É difícil, porém, prever o exato momento em que ela irá ocorrer. Por isso a importância do hotel Arctic Snow ter um monitor noturno que ajude os hóspedes a ver as "luzes do norte". 

O fenômeno acontece quando partículas elétricas do sol entram em contato com gases da atmosfera terrestre, produzindo luzes como as vistas na foto acima. Isso tende a ocorrer nas regiões polares do planeta (quando acontece na área do Polo Sul, é chamada de aurora austral).  

Para saber como anda a seleção para o "caçador" de aurora boreal do Arctic Snow, acompanhe a página do Facebook do hotel