Topo

Quer se dar bem no exterior? Ser poliglota pode derreter corações gringos

Metade dos entrevistados afirmou que gostaria de se relacionar com um estrangeiro - Getty Images
Metade dos entrevistados afirmou que gostaria de se relacionar com um estrangeiro Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/08/2016 11h22

Você quer viajar ao exterior e tirar o máximo de proveito de sua jornada? Falar o idioma do país a ser visitado (ou pelo menos ser fluente em inglês, mesmo que seu destino não seja uma nação anglófona) é fundamental para que você consiga se virar com tranquilidade em um território desconhecido.

As vantagens, porém, não param por aí: pesquisa publicada recentemente pelo aplicativo Babbel afirma que falar duas ou mais línguas pode facilitar sua vida na hora de conquistar o coração de alguém durante uma viagem (especialmente se for nos Estados Unidos ou no Reino Unido).

O levantamento entrevistou 3.000 nativos da terra de Barack Obama e da rainha Elizabeth 2ª. Mais de 70% dos americanos e 64% dos britânicos disseram que pessoas que falam vários idiomas são mais atraentes do que os monoglotas. E mais da metade dos respondentes confessou que gostaria de viver um romance com um estrangeiro.

E quer ter domínio de uma língua que realmente possa derreter o coração de sua paquera gringa? Mais da metade dos entrevistados pelo Babbel disse que o francês é a língua mais sexy do mundo. 

Vale lembrar que o Babbel, que realizou tal sondagem, é um aplicativo projetado para ensinar idiomas estrangeiros. Ou seja, eles têm interesse em que os internautas usem seus serviços para aprender novas línguas. 

Os brasileiros, por sua vez, têm fama mundial por sua beleza. Mas, no quesito "atratividade por falar outros idiomas", nós ficaríamos no fim da fila. Pesquisa realizada em 2015 pela organização British Council indica que apenas 5% dos brasileiros sabem falar inglês, por exemplo. Para efeito de comparação, mais de 85% dos dinamarqueses sabem se comunicar em inglês, de acordo com a pesquisa Eurobarometer, da Comissão Europeia.